sexta, 26 de abril de 2024
No sertão mineiro

São-carlense, na superação, é vice-campeã em prova de ultramaratona

09 Set 2019 - 08h02Por Marcos Escrivani
São-carlense, na superação, é vice-campeã em prova de ultramaratona - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Determinada e na superação, a são-carlense Camila Matte sagrou-se vice-campeã no Caminhos de Rosa, prova iniciada na sexta-feira, 6, e encerrada sábado, 7. Ela percorreu os 160 quilômetros após 28 horas de exaustiva prova. A largada será em Morro do Garça e a chegada em Cordisburgo, cruzando o sertão mineiro em estradas de terra.

Camila teve 35 adversárias e ao final, mais da metade desistiram devido ao forte calor o que originou muito pó e um clima seco, com a umidade relativa do ar variando entre 10% e 12%.

“Foi muito desgastante”, disse Camila com exclusividade ao São Carlos Agora. Residente em Leme, a são-carlense contou que durante a prova procurou se alimentar e se hidratar da melhor forma.

“Tomei sopa, sorvete, água, refrigerante. Além de vegetal desidratado, purê, açaí, pão. Tive cuidado em tomar cápsulas de sal (repor o sódio) e suplementos. Mesmo assim perdi aproximadamente um quilo e meio apenas durante a prova”, explicou. “O regulamento da ultramaratona diz que se um atleta, durante o percurso perder mais de 5% de peso (equivalente ao corpo) é desclassificado”, explicou.

Satisfeita, Camila que descansa por alguns dias em sua casa em Leme, disse ao SCA que já tem agendada mais duas provas “curtas” e que servem como treino e serão em trilhas.

A primeira no dia 29 deste mês, quando percorrerá 29 quilômetros em uma competição em Peruíbe/SP e a outra, dia 19 de outubro, no Vale da Canastra, em São João Batista da Glória, em terras mineiras. Serão mais 62 quilômetros em trilhas.

PROVA FRANCESA

Com pontuação suficiente até 2021 para participar da Ultra Mont Blanc com largada em Chamonix na França e passa pela Suíça e Itália, Camila Matte aguarda sorteio dos organizadores. Se for contemplada, irá representar São Carlos na tradicional prova europeia que reúne ultramaratonistas de todo o mundo.

Leia Também

Últimas Notícias