Menu
domingo, 24 de outubro de 2021
Quem leva a taça?

Projeto da UFSCar recebe palpites para Copa do Mundo

Internautas poderão fazer prognósticos dos jogos e comparar performances com sites especializados

04 Jun 2018 - 15h22Por Redação
Projeto da UFSCar recebe palpites para Copa do Mundo - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Faltando apenas 10 dias para o início do maior evento de futebol do Planeta - a Copa do Mundo -, o que não faltam são palpites sobre os resultados dos jogos e sobre qual país vai ser o campeão. Aproveitando esse clima, um projeto desenvolvido no Departamento de Estatística (DEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) pretende disseminar o conceito de probabilidade e outras técnicas estatísticas utilizando como atrativo a Copa, que será realizada na Rússia, a partir do dia 14 de junho.

Com objetivos pedagógicos e acadêmicos, o projeto tem como intuito aproveitar um evento esportivo popular para motivar estudantes e professores de Matemática, especialmente do Ensino Médio, bem como qualquer pessoa que se interessa pelo tema, para aprender e discutir os principais aspectos da teoria de probabilidades. "No futebol, a avaliação de probabilidades requer aspectos como imaginação, inteligência e capacidade de evitar inconsistências quando se avaliam vários eventos ao mesmo tempo", explica Marcio Alves Diniz, docente do DEs e idealizador do projeto.

Funciona da seguinte maneira: o internauta acessa o site fifaexperts.com e faz o login (que pode ser pelo Google, pelo Facebook ou pelo registro de dados). É importante também ler os objetivos e as regras do sistema. Em seguida, o usuário poderá dar o seu palpite em todos os jogos da primeira fase da Copa do Mundo. É só identificar o jogo e clicar em "Envie sua previsão". Aqui, ele indicará a probabilidade de vitória de cada um dos dois times e de empate. Ao indicar o resultado, o site mostra o número de pontos que o usuário irá ganhar em cada um dos resultados. Uma lista irá mostrar os experts em Copa do Mundo da Rússia a cada rodada e ao final do campeonato. Também há possibilidade de criação de ligas, assim como ocorre com o game Cartola.

Além de agregar as pessoas no universo das probabilidades por meio do futebol, o projeto irá coletar um conjunto de dados que auxiliará os membros do grupo a desenvolver pesquisa acadêmica relacionada aos diferentes tipos de previsão probabilística. "Após o término da Copa, os dados inseridos pelos internautas serão pesquisados visando analisar como as pessoas encaram eventos incertos, como é o caso de uma partida de futebol", afirma Diniz.

ESPECIALISTAS

É comum encontrarmos comentários questionando previsões de jogos de futebol (inclusive, essa foi uma das motivações da criação do projeto). Dessa forma, no fifaexperts.com, além de disputar com internautas de todo o mundo (o site possui versões em Português e em Inglês), o usuário poderá comparar seus resultados com as previsões de sites especializados, como o Chance de Gol (www.chancedegol.com.br) e o Previsão Esportiva (www.previsaoesportiva.com.br).

O Previsão Esportiva também nasceu no DEs da UFSCar. A primeira versão é de 2006, na ocasião da Copa do Mundo realizada na Alemanha. "O projeto começou como um exercício de se aplicar métodos estatísticos aos resultados esportivos", conta Luis Ernesto Bueno Salasar, docente do DEs e um dos idealizadores do projeto. O grupo consultou especialistas em futebol e cruzou os dados com o ranking da Federação Internacional de Futebol (FIFA), resultando então nas previsões para cada jogo. Na Copa seguinte, em 2010, realizada na África do Sul, o projeto ganhou visibilidade ao prever com antecedência o favoritismo da Espanha na conquista daquele título. Em 2014, na Copa sediada no Brasil, o grupo previu dois favoritos (Alemanha e Argentina), que foram as equipes que disputaram a final. Além da Copa, o Previsão Esportiva também faz previsões de vários campeonatos europeus.

Ao lado de Salasar, participam do projeto os docentes Adriano Suzuki e Francisco Louzada, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP, campus de São Carlos); e Anderson Ara e Paulo Henrique Ferreira da Silva, ambos da Universidade Federal da Bahia (UFBA). As previsões para a Copa deste ano em breve serão disponibilizadas no site previsaoesportiva.com.br e irão concorrer com os internautas que arriscarem seus palpites no fifaexperts.com.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias