sexta, 26 de abril de 2024
Esportes

Elton Souza inicia série de desafios no Circuito Nacional de Natação Paralímpica

23 Jun 2016 - 05h56
Foto: Marcos Escrivani - Foto: Marcos Escrivani -

Esta será apenas a primeira de três etapas. Elton Joaquim de Souza, 30 anos, inicia neste final de semana, a sua participação no Circuito Nacional Loterias Caixa de Natação Paralímpica. Ele disputará quatro provas (50m, 100m e 200m livres e 50m costas) na piscina do Parque Olímpico, em São Paulo. O evento será de 24 a 26 de junho.

Integrante da equipe Aquário/LCN/Bianchi Sports (que tem o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer - Smel, Fundação Educacional São Carlos - Fesc e Cefer/Caaso/USP) Elton será acompanhado pelo técnico Mitcho Bianchi e garante que fez uma preparação intensa e adequada para buscar bons resultados.

"Sei que estarei ansioso e nervoso. Isso é do atleta, está no sangue, mas vou lá para competir e dar o meu melhor. Será desgastante, mas sinto estar preparado. Se vou vencer? Isso será consequência do meu desempenho", analisou o paratleta.

APRENDIZADO

Elton iniciou sua jornada no Circuito Nacional em 2015, quando conseguiu índices em duas provas. Inexperiente na época garante que a temporada passada foi de aprendizado. "Não sabia na verdade o que era essa competição. Tive uma vivência maravilhosa e este ano sei o que tenho que fazer, da forma como fazer e de como colocar em prática", resumiu. "O objetivo de buscar sempre o melhor resultado permanece, mas a pressão agora é bem menor".

Mitcho Bianchi concorda com seu paratleta, uma vez que em 2015 passaram por várias situações e adquiriram vários conhecimentos. "A vivência foi ótima e na temporada passada buscamos uma melhor classificação funcional e Elton foi reavaliado. Com isso esse ano, na etapa classificatória do Circuito Caixa, em nova categoria (S3) conquistou cinco medalhas e quatro índices", analisou.

OTIMISMO

Agora, após dois anos de trabalho e conhecendo melhor seu paratleta, Mitcho está otimista. "De repente poderemos ter até dois pódios. A perspectiva é real, desde que Elton renda tudo o que pode. Sei que ele estará presente em quatro provas, divididas em dois dias. Mas acredito que não influenciará em seu rendimento", afirmou.

O treinador afirmou que Elton deverá conquistar o melhor resultado nos 50m costas, na qual é especialista e os treinos específicos durante a preparação mostraram um nadador determinado e focado em busca do objetivo.

"Antes das provas vamos conversar muito e traçar a melhor estratégia. Acredito muito no potencial do Elton", finalizou Mitcho.

Leia Também

Últimas Notícias