terça, 19 de março de 2024
Judô

Campeonato Paulista reúne mais de 650 atletas em São Carlos

22 Ago 2018 - 07h12Por Redação
Campeonato Paulista reúne mais de 650 atletas em São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O ginásio municipal de esportes Milton Olaio Filho foi o palco das finais do Campeonato Paulista de Judô das classes sub11 e sub13. Mais de 650 judocas classificados nas seletivas regionais e inter-regionais participaram das provas, no último sábado, 18, em São Carlos. Organizado pela Federação Paulista de Judô com apoio da Prefeitura de São Carlos, via Secretaria de Esportes e Lazer, esse é o maior campeonato para criança já feito em São Paulo.

“O campeonato Paulista de Judô das classes sub 11 e sub 13 reúne os melhores atletas das 16 delegacias do Estado São Paulo. São Carlos foi escolhida por causa da história que tem com o judô e pela infraestrutura oferecida. O ginásio aqui é maravilhoso, fácil acesso e perto da rodovia. Para quem está no interior e para quem está na capital, é fácil chegar”, afirmou Alessandro Puglia, presidente da Federação Paulista de Judô.

A Copa Paulista de Judô classificou atletas sub 11 para o Meeting da Região Sul e sub 13, para o Campeonato Brasileiro Sub 13. “Essa competição é muito importante porque ela dá o início à fase competitiva do atleta. O treinamento nessa faixa etária é de resiliência, o judoca começa a aprender como se tornar resiliente para a vida também e começa a praticar um dos melhores ensinamentos do judô para a vida - cair várias vezes e se levantar inúmeras”, destacou Joji Kimura, coordenador técnico da Federação Paulista de Judô.

Segundo o técnico de judô da Secretaria de Esportes e Lazer, Sebastião Alexandre Cunha (Sebá), as competições aumentam a visibilidade do esporte. “Sediar uma competição permite ao atleta a oportunidade de lutar em casa e a qualificação do nosso trabalho. Além disso, divulga a modalidade para quem não conhece e pode vir conhecer, aumenta a visibilidade e consequentemente, aumenta o número de praticantes”, contou Sebá.

O técnico da equipe da cidade de Bastos, o sensei UIchiro Umakakeba, é o treinador do técnico Sebá e gostou do que encontrou em São Carlos. “O campeonato paulista é um dos mais importantes, é o primeiro passo para o nacional. Estou impressionado com o ginásio que São Carlos está oferecendo para a realização desse evento. Realmente São Carlos está de parabéns. Esse ginásio pode realizar campeonatos nacionais e internacionais”, afirmou.

O judoca Eduardo Okida, de 11 anos, foi um dos atletas de São Carlos que participou da prova. “Eu fico muito feliz de estar aqui. Foi muito difícil chegar, estou com os melhores atletas do estado,” disse o garoto.

Para o próximo ano, a Federação estuda a realização de novas parcerias com a cidade. “Com certeza, a Federação Paulista de Judô, em parceria com a Prefeitura, novamente realizará eventos no próximo ano”, informou o presidente da Federação.

Na cidade, a Secretaria de Esportes e Lazer oferece aulas gratuitas de judô para crianças a partir de 6 anos. Informações na Secretaria, rua Dom Pedro II, nº 1.296, no centro.

Leia Também

Últimas Notícias