quinta, 25 de abril de 2024
Futebol feminino

Brasileiro Sub-18 é o início da realização do sonho da são-carlense Laura Pigatin

23 Jul 2019 - 08h24Por Redação
Brasileiro Sub-18 é o início da realização do sonho da são-carlense Laura Pigatin - Crédito: Gustavo Castilho/CBF Crédito: Gustavo Castilho/CBF

O Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18 é uma das principais novidades da CBF na temporada 2019. A Confederação Brasileira de Futebol criou a competição com o intuito de fomentar a modalidade entre as jovens, ajudando no desenvolvimento do futebol feminino de base do país. E a competição vem gerando oportunidades únicas. A maioria das atletas nunca havia disputado um jogo oficial até a estreia no torneio. A são-carlense Laura Pigatin , volante da Ferroviária-SP, é uma delas.

O universo totalmente diferente para elas. Súmula oficial, arbitragem CBF, estádios mais estruturados, hospedagem mais confortável e organização da entidade máxima de futebol do Brasil.  Fatos como estes fazem com que Laura, aos 15 anos, consiga enxergar o início da realização do sonho no futebol feminino.

– É uma alegria jogar um campeonato desses, com este tamanho. Eu sou a mais nova do grupo e é muito marcante para mim. Tento dar o meu máximo nos treinos para poder estar aqui, para ajudar a minha equipe. Fico muito feliz por estar ajudando a Ferroviária e defendendo o time titular – destacou a atleta.  

Na tarde desta segunda-feira (22), pela 5ª rodada da Primeira Fase do Brasileiro Feminino Sub-18, a Ferroviária bateu o Corinthians por 2 a 0 e conquistou o primeiro triunfo no torneio. Laura teve grande atuação na partida, disputada no Estádio Municipal Homero Soldatelli, em Flores da Cunha (RS). Ao avaliar o momento, ele segue destacando as novidades trazidas pela competição. 

– Está sendo uma experiência muito boa. Vou levar para o resto da minha vida e para a minha carreira. Eu já tinha andado de avião com a minha família, mas nunca havia viajado a trabalho. Foi a primeira vez e é uma sensação muito boa – acrescentou. 

Para o técnico da Ferroviária, Anderson Oliveira, competições como estas são fundamentais para as categorias de base do futebol feminino no país. O comandante da equipe paulista aproveita ainda para elogiar a organização do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18.

– A gente tem meninas aqui da geração 2001, que estão há algum tempo já com a gente. Elas esperaram por três ou quatro anos até essa hora, de participar de uma competição desse nível... A gente tem um projeto de Sub-17 e estou gostando. É muito bom, estão todos de parabéns. A organização está muito boa e acredito que as próximas competições vão continuar acontecendo para fomentarmos bastante o futebol feminino na base – declarou.

SOBRE A COMPETIÇÃO

O Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18 é uma iniciativa da CBF para suprir uma carência da modalidade no país, e se torna a primeira competição de base do futebol feminino criada e organizada pela entidade. A escolha da categoria sub-18 vem para atender as necessidades dos elencos das equipes brasileiras e servir melhor a Seleção Brasileira nas categorias juvenis.

Na primeira fase, as equipes são divididas em seis grupos com quatro times. Os jogos acontecem entre 9 a 24 de julho com todos jogando entre si, em turno e returno dentro do próprio grupo, em uma sede única. Os grupos D e F que iniciaram antes são os únicos que já encerraram os jogos.

FORMATO

O campeonato é dividido em quatro fases. Na primeira, os 24 clubes classificados serão divididos em seis grupos (de 1 a 6), com quatro equipes cada. Classificam-se para a fase seguinte, os primeiros colocados de cada chave e os dois melhores segundos colocados no geral. Nessa primeira fase, todos os times jogarão entre si, em turno e returno dentro do próprio grupo, em uma sede única. (fonte: www.cbf.com.br)

Leia Também

Últimas Notícias