quinta, 11 de agosto de 2022
Lazer Levado a Sério

27ª edição do Sesc Verão receberá público a partir da primeira semana de janeiro

Até o dia 13 de fevereiro, a unidade São Carlos oferecerá diversas atividades gratuitas, realizadas em ambientes internos e on-line

06 Jan 2022 - 09h02Por Redação
Triathlon será uma das atividades do Sesc Verão 2022 em São Carlos - Crédito: DivulgaçãoTriathlon será uma das atividades do Sesc Verão 2022 em São Carlos - Crédito: Divulgação

Após uma edição realizada quase integralmente no formato on-line em 2021, por conta das orientações sanitárias em decorrência da pandemia de Covid-19, as unidades do Sesc abrem as suas portas para novamente receber o público em seu projeto especial de férias: o Sesc Verão 2022.

Em sua 27ª edição, uma das mais tradicionais campanhas do Sesc São Paulo dedicadas ao incentivo da prática regular de atividade física, terá início no dia 04 de janeiro (terça-feira), estendendo-se até 13 de fevereiro de 2022.

Com o tema “Lazer Levado a Sério”, o Sesc Verão busca incentivar o público a encontrar espaço no cotidiano para a experimentação de atividades divertidas, saudáveis e com sentido social, cultural e físico, em espaços democráticos e seguros. Desta maneira, a campanha traz como mensagem central a importância do lazer no cotidiano das pessoas, além de reforçar o lugar do Sesc como um espaço de exercício do direito ao lazer, de forma ampla, plural, com respeito, cuidado e segurança, para pessoas de todos os perfis.

Para o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, "A edição deste ano do Sesc Verão promove o reencontro do público com o Sesc e o lazer, com todo o cuidado que o momento ainda pede. Assim, levar a sério as práticas de lazer, significa ter a certeza de sua importância para a qualidade de vida e o desenvolvimento dos cidadãos.”

As 45 unidades do Sesc São Paulo oferecerão ao público centenas de atividades promovidas com prevalência das presenciais, incorporando na programação também o formato on-line, ampliando as possibilidades de participação. É importante ressaltar que a programação do 27º Sesc Verão foi definida de forma com que as atividades sejam realizadas de maneira segura, acolhedora e que promovam o bem-estar integral dos participantes presenciais, conforme faseamento do plano São Paulo e respeitando todos protocolos e regras sanitários de cada município.

Em São Carlos, as atividades serão intensas. A programação é a seguinte:

Aula aberta

Corrida e caminhada na cidade

Com educadores do Sesc

Caminhar ou correr em locais circundados pela natureza altera o funcionamento geral do organismo, trazendo a sensação de calma. 

Estudos apontam que a agitação da vida urbana está entre as causas de problemas psicológicos que afetam as pessoas que vivem em grandes centros urbanos. Caminhar na natureza, experimentar suas sensações, pode varrer a sobrecarga ocasionada pelo estresse nos afastando de inúmeras doenças.

14/1, sexta, às 18h30 - Parque Linear do Córrego do Gregório (Frente Sesc)

21/1, sexta, às 18h30 - Praça Outubro Rosa (Comendador Alfredo Maffei, 4001)

28/1, sexta, às 18h30 - Parque do Kartódromo

Grátis - Inscrições no horário e local da atividade

Para maiores de 16 anos.

Vivência

Tardes Esportivas

Com educadores do Sesc

Um tempo de encontro entre as crianças para realizarem atividades físico esportivas através de jogos e desafios.

Dias 16 e 30/1, domingos, das 16h às 17h30

Grátis - Inscrições no local e horário da atividade. Lugares limitados.

Livre

Torneios e campeonatos

Festival de Triatlo

Prova que envolve as modalidades de natação, ciclismo e corrida – Triatlo, que é um esporte olímpico ´surgido em San Diego (EUA) como treinamento de férias para os atletas da modalidade de atletismo e acabou virando uma divertida competição.

Prova

Natação: 200m 

Ciclismo: 10,2km 

Corrida: 3,4km

Dia 13/2, domingo, às 7h

Grátis. Inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

Obs: menores de 18 anos podem participar mediante apresentação do termo de autorização preenchido pelo responsável.

ESPECIAL - YOGA

Grátis. Retirada de senhas a partir das 9h30 no local da atividade. Vagas limitadas.

Para maiores de 12 anos

Vivência

Kundaliní Yoga

Com Cinthia Merthen Piccin, terapeuta e instrutora de Yoga

Através de respirações, posturas, mantras e meditações amadurecemos a mente e sua atitude para lidarmos com as polaridades da vida, desenvolvendo a mente neutra e a capacidade para inteligência, resiliência e integridade.

Dia 9/1, domingo, às 10h

Vivência

Meditação em etapas

Com Amanda Azzolini, terapeuta, fisioterapeuta e instrutora de Yoga

Reflexão e entendimento da meditação a partir do programa desenvolvido pela mediadora "Meditação do Zero", que ensina a identificar e reconhecer sinais que acionam nosso estado de Alerta Vermelho, provocando agitação e tensão. Os encontros darão suporte à condução para um Estado de Quietude e controle sobre as próprias emoções como canal para o relaxamento e a meditação. 

Dia 16/1, domingo, às 10h

Vivência

Vinyasa - Yoga para corredores

Com Maira Gonçalves Lopes, atleta de corrida de montanhas e instrutora de Yoga

O autoconhecimento possibilita a construção de uma condição de segurança fisiológica e emocional para o atleta corredor, que sempre lida com aspectos como vitória, derrota, capacidades, deficiências e medos, todos eles, fatores que podem ser obstáculos para um bom desempenho esportivo. A partir das posturas físicas (asanas) somos capazes de reduzir padrões repetitivos de movimentos e exercitar a concentração na ação (dharana).

Dia 23/1, domingo, às 10h

Vivência

Yoga e o despertar da Consciência

Com Gian Soorya Kaur

Prática do Kundalini. Ciência que trata sobre a arte de lidar com a expansão da consciência por meio da energia que sobe pelo canal da espinha vertebral, ativando os centros de energia, os chakras. A aula é composta por asanas, mantras, meditações e relaxamento. Reune o prana, energia vital e apana, energia de eliminação, gerando assim uma pressão que incentiva a subida da kundalini.  

Gian Soorya Kaur é professora de viver consciente com Kundalini, permacultora e facilitadora de CNV - comunicação não violenta.

Dia 30/1, domingo, às 10h

Concerto Meditativo

Com Semente Cristal

Os mantras são considerados chaves para conduzir a psiquê a um estado de relaxamento. A vivência contará com a apresentação musical e orientações da professora de Kundalini Yoga, Gian Soorya Kaur e tem como proposta, realizar treino na mente dos/das participantes, para que alcancem estados mentais de calma e tranquilidade.

Dia 30/1, domingo, às 11h

Leia Também

Últimas Notícias