quinta, 18 de abril de 2024
Entretenimento

UFSCar lança Portal, com 23 revistas em diferentes

Nova ferramenta visa ampliar a divulgação do conhecimento produzido e sistematizado na Universidade

26 Ago 2015 - 17h34Por Redação
Foto: Reprodução - Foto: Reprodução -

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou ontem (25/8) seu Portal de Periódicos, plataforma online - disponível em www.periodicos.ufscar.br - que reúne os 23 periódicos editados pela comunidade da Universidade. As revistas científicas que podem ser acessadas a partir do Portal reúnem artigos nas áreas de Ciências Humanas (Ciência Política, Sociologia, Antropologia, Economia, História, Ciências da Linguagem, Turismo e Comunicação), Educação, Ciências Exatas e Tecnologia (Materiais e Engenharia de Produção), Ciências da Saúde (Terapia Ocupacional e Fisioterapia) e Ciências Agrárias e Ambientais.

No lançamento do Portal, o Vice-Reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira, caracterizou o lançamento como mais um passo importante na disseminação do conhecimento produzido na Universidade. "Destaco que todos os periódicos do Portal são de acesso aberto, o que facilita ainda mais a disseminação do conhecimento e, também, amplia a visibilidade da Instituição. Além disso, as publicações contam também com artigos de autores externos à Universidade, o que demonstra o reconhecimento de sua qualidade", avaliou. Já o Reitor Targino de Araújo Filho afirmou que o Portal agrega ainda mais valor ao conhecimento que já é produzido na UFSCar, além de potencializar essa produção.

A Pró-Reitora de Pós-Graduação da Universidade, Débora Morato Pinto, também destacou a importância das publicações, bem como as implicações para o fortalecimento da pós-graduação. "Não há pesquisa sem publicações em periódicos, é parte fundamental da atividade consultar a produção científica e socializar resultados com amplitude notável. No contexto de financiamento público da pesquisa, não é só desejável, mas imprescindível tornar público os resultados do investimento público. Boas revistas científicas certamente fortalecem os programas de pós-graduação e são um indicativo da evolução de suas atividades. Neste espaço do Portal, a Instituição oferece a toda a sociedade um retrato dos programas, com acesso facilitado e a visibilidade que essas publicações merecem", avalia a Pró-Reitora.

Leia Também

Últimas Notícias