sexta, 01 de março de 2024
Entretenimento

UFSCar é premiada em torneio cultural entre universidades

06 Jun 2017 - 09h57Por Redação
Bateria UFSCar conquista primeiro lugar em Torneio das Baterias Universitárias. Foto: Rafael Sales - Bateria UFSCar conquista primeiro lugar em Torneio das Baterias Universitárias. Foto: Rafael Sales -

Nos dias 20 e 21 de maio, estudantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que integram a Bateria da Universidade foram premiados na 2ª edição do Torneio das Baterias Universitárias (Tabu), evento cultural realizado com a finalidade de avaliar o desenvolvimento técnico e prático das baterias universitárias. Durante a competição, são classificadas as melhores equipes e premiadas as três primeiras; a iniciativa incentiva o aperfeiçoamento técnico e performático dos grupos, a cada ano.

Na edição de 2017, a Bateria UFSCar recebeu a premiação máxima, concorrendo com outras 19 baterias de universidades públicas de diversos Estados do País. Além da conquista principal, a Bateria da Universidade também ganhou prêmios de caixa, ganzá e tamborim, concedidos pelos jurados aos conjuntos de instrumentos que se destacaram na competição. Com as vitórias, a equipe  de São Carlos foi presenteada com um kit de novos instrumentos, além dos troféus.

Na opinião de Zaira Zafalon, professora do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFSCar e aluna da Bateria, a conquista é resultado do esforço dos membros da Bateria em bem representar a Universidade. "É, também, consequência da dedicação empreendida ao longo do ano nas aulas e nos ensaios semanais", destaca ela. Zafalon conta que ingressou este ano na Escolinha da Bateria, tocando naipe do surdo. "A Escolinha é a oportunidade que temos de estudar e evoluir com o instrumento escolhido. Fazer parte dessa equipe tem sido um aprendizado feliz e gratificante, principalmente por conta da receptividade de todos do grupo e da troca de conhecimentos e experiências", destaca a professora.

Para a docente, a Bateria tem grande relevância na Universidade por conta dos vínculos culturais que é capaz de estabelecer, "visto que os conhecimentos e as técnicas são transmitidos pelos próprios membros, e de geração em geração de alunos; além disso o contato com as equipes das outras instituições é sempre enriquecedor", afirma Zafalon.

Segundo Alana Gabriela Salatim Novaes, aluna do curso de Estatística e Diretora da Bateria UFSCar, a Bateria promove benefícios para os alunos envolvidos e para a comunidade acadêmica em geral. "A Bateria estimula a integração entre os estudantes dos diferentes cursos da Universidade, populariza a teoria musical e ensina como tocar muitos instrumentos. Além disso, temos o intuito de valorizar a cultura da UFSCar e representar a Universidade perante o Brasil em competições culturais e esportivas. Pelas vitórias já obtidas até o momento, a Bateria UFSCar tornou-se uma referência para outras universidades", destaca Novaes.

SOBRE A BATERIA UFSCAR

A Bateria UFSCar conta hoje com 230 integrantes e teve sua performance reconhecida nos campeonatos Interbatuc (2015/2016), Balatucada (2016) e Desafio de Baterias na Taça Universitária de São Carlos (Tusca) em 2016, nos quais participam como jurados mestres e diretores do grupo especial de escolas de samba de São Paulo.

No início de cada ano, a Bateria UFSCar abre inscrições para novos integrantes. Além disso, os interessados podem conhecer o trabalho do grupo a qualquer momento, durante os ensaios no Campus São Carlos. A apresentação da Bateria UFSCar no Tabu pode ser conferida em seu canal no YouTube (http://bit.ly/2rXj4p2) e mais informações sobre a equipe estão disponíveis na sua página no Facebook, em www.facebook.com/BateriaUFSCar.

Leia Também

Últimas Notícias