terça, 21 de maio de 2024
Entretenimento

"Sessão Astronomia" da semana aborda “Os Jardins Celestes da Babilônia”

Palestra, que acontece no Observatório da USP, é gratuito e aberta ao público em geral

11 Abr 2024 - 15h30Por Assessoria
CDCC São Carlos - Crédito: divulgaçãoCDCC São Carlos - Crédito: divulgação

O tema da Sessão Astronomia deste sábado, dia 13 de abril, será “Os Jardins Celestes da Babilônia”. O evento é gratuito e aberto ao público em geral, e acontece a partir das 19h do sábado, 13 de abril, no anfiteatro do Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP São Carlos (CDCC-USP).

Sinopse da palestra - Em meio a paisagem árida do Iraque, escondida por séculos e mais séculos de esquecimento, se encontram as ruínas do que já foi a maior cidade do mundo, a grande Babilônia, capital de um vasto império onde se misturavam os povos e línguas da Antiguidade.  Com centenas de milhares de cidadãos, foi a última das grandes cidades da antiga Mesopotâmia, o berço da civilização, da escrita e, como será abordado na palestra, da Astronomia e de várias das constelações que usamos até hoje.

Palestrante - Felipe Augusto Hencklain, da equipe do Observatório.

Sobre a imagem - muro de tijolos azuis com bordas superior e inferior em amarelo, remetendo aos portões de Ishtar. No centro, reprodução de um dos leões em detalhe dos portões.

Crédito da imagem: Walter Andrae.

Sobre a Sessão Astronomia -  programa de palestras do Observatório Dietrich Schiel criado em 1992. São palestras proferidas pelos membros da equipe do Observatório e convidados. O programa tem como objetivos aprimorar as habilidades de comunicação e de divulgação científica dos monitores do Observatório e levar informação atualizada ao público numa linguagem acessível e descontraída. A preparação das palestras é supervisionada por um profissional da área de Astronomia e a apresentação pública é precedida por uma apresentação para membros da equipe.

Recomendações e avisos para a participação na atividade

1) a palestra acontece antes do horário de observação do céu, que começa às 20h (dependendo de condições meteorológicas favoráveis); os participantes interessados podem seguir para essa segunda atividade após a conclusão da palestra;

2) o número máximo de participantes para o evento é de 40 pessoas; a depender do número de interessados, poderão ser distribuídas senhas para a palestra, entregues por ordem de chegada;

3) a classificação indicativa é livre para todos os públicos, embora o conteúdo da palestra tenha sido pensado para pessoas com 14 anos ou mais.

Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9191
www.facebook.com/cdcccda
www.instagram.com/cdcc.ods

O que: Sessão Astronomia – tema da palestra “Os Jardins Celestes da Babilônia”

Quando: Sábado, 13 de abril, às 19 horas

Onde: Anfiteatro do Observatório, localizado na Área 1 da USP de São Carlos. Acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma.

Leia Também

Últimas Notícias