sexta, 29 de março de 2024
Entretenimento

Sara e Nei: Irmãos urso-de-óculos irão para o Sul

29 Jul 2010 - 18h11Por Redação São Carlos Agora

Na quinta-feira (29), o Parque Ecológico de São Carlos fez uma “festinha” de despedida para os irmãos Sara e Ney, o casal de urso-de-óculos que nasceu no parque e agora irá para o Rio Grande do Sul. O prefeito Oswaldo Barba, a primeira-dama, Cidinha Duarte, o secretário de Serviços Públicos, Nivaldo Sígoli e os alunos das escolas municipais Walter Blanco e Casa Azul participaram da despedida.

Os ursos serão encaminhados para o zoológico de Porto Alegre que já está preparado para recebê-los. “A Sara tem um futuro ‘marido’ que está a sua espera”, disse o biólogo do Parque Ecológico, Fernando Magnani. Os animais completaram um ano de vida em junho deste ano, com direito à festa e bolo de legumes.

Segundo o biólogo, a transferência é necessária para a preservação da espécie, pois a convivência com o urso-pai coloca em risco a vida dos filhotes. “Seria um egoísmo, uma atitude suicida manter os ursos aqui, eles precisam procriar e preservar a própria espécie”, explica Magnani.

A data da transferência ainda não foi definida. O parque aguarda a autorização do Ibama para realizar o transporte, que será feito de forma que diminua o desgaste emocional dos animais. “Essa viagem exigirá os mesmos cuidados de uma viagem com criança em um carro”, ressalta Magnani. Durante o deslocamento, os ursos terão a companhia dos tratadores.

O prefeito Oswaldo Barba manifestou satisfação por mais essa etapa importante do Parque Ecológico de São Carlos. “O nosso parque já é uma referência na reprodução de diversas espécies. Fico feliz em saber que temos sucesso na reprodução do urso-de-óculos, que está ameaçado de extinção”, destacou.

Leia Também

Últimas Notícias