quinta, 28 de março de 2024
Entretenimento

São Carlos participa do Dia Internacional da Animação

Com entrada gratuita, o evento deste ano comemora 100 anos do Audiovisual tupiniquim na técnica de animação

25 Out 2017 - 22h02
 São Carlos participa do Dia Internacional da Animação -

Acontece no próximo sábado (28), 14ª edição do Dia Internacional da Animação (DIA). A mostra é exibida em centenas de cidades de todos os estados do Brasil. Além das mostras paralelas, o DIA vai exibir simultaneamente às 19h30, do sábado, a Mostra Histórica, composta por filmes brasileiros realizados entre 1930 e 1997 completamente restaurados. Em São Carlos, o evento é realizado pela Coordenadoria de Cultura com várias exibições.

O evento também terá uma mostra Infantil e uma mostra Nacional (que foram competitivas), sempre observando a produção mais recente e plural de filmes de curta-metragem animados, em duas dimensões, por meio de colagens, ou desenhos ou do velho e bom stop-motion, e também em três dimensões, em desenhos vetorizados ou não, criados com o auxílio de computadores.

O evento acontece 125 anos depois da primeira exibição pública de imagens animadas, realizadas por Emile Reynau em Paris, e 100 anos depois da experiência em filme realizada pelo caricaturista fluminense Álvaro Marins (que assinava com seu codinome "Seth"), na charge "O Kaiser".

A seleção dos filmes foi feita pelo corpo de jurados da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), a partir das inscrições realizadas entre os meses de maio e junho de 2017 no site do evento. O júri, coordenado pelo experiente desenhista e cineasta Marcos Magalhães (o mitológico Marão), foi composto por Cecília da Fonte (PE), Felipe Steffens (RS), Fernando Ferreira Garróz (SP), Maria Leite (MG) e João Cardoletto (RJ).

Esta é a sétima vez que a Prefeitura Municipal de São Carlos recebe o evento.  A coordenação local é da Coordenadoria de Artes e Cultura, com apoio do Cine São Carlos, do Centro Municipal de Artes e Cultura, do Centro dos Esportes Unificados do São Carlos VIII, do Museu de Pedra e do Armazém Cultura. Toda a programação tem entrada gratuita.

 

Leia Também

Últimas Notícias