quinta, 29 de fevereiro de 2024
Entretenimento

Quarteto se apresenta no teatro do Sesc São Carlos

14 Mai 2017 - 15h40
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O Quarteto Radamés Gnattali será o responsável por um concerto de música de câmara no teatro do Sesc São Carlos. O espetáculo acontece a partir das 20h desta quinta-feira, 18.

Nesta segunda edição do projeto, uma temática geral permeia toda a temporada: a obra do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Em todas as apresentações do ano ao menos uma de suas obras será executada, em diálogo com outros autores nacionais e internacionais.

O premiado conjunto dedica-se à recuperação e gravação de obras inéditas da música brasileira. É convidado de importantes salas e festivais no Brasil e no exterior e tem uma intensa atividade educacional, com programas de TV veiculados em diversos países e concertos em escolas de todo o Brasil.

Dia 18, quinta, às 20h.

Teatro. GRÁTIS. Retirada limitada a 2 ingressos por pessoa, com 1h de antecedência.

10 anos

269 lugares

QUARTETO

Vencedor dos prêmios Rumos Itaú 2007 e XIII Prêmio Carlos Gomes como melhor conjunto de câmara do Brasil em 2009, indicado para o Grammy Latino 2012, Prêmio da Música Brasileira 2013 e Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro 2012-2013, o Quarteto Radamés Gnattali despontou como o primeiro no mundo a gravar em DVD e BluRay, os 17 Quartetos de Cordas do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.

Além da obra integral de Villa-Lobos, a discografia do grupo inclui os seguintes álbuns: Quarteto Radamés interpreta Ricardo Tacuchian - obra integral (2014), As 4 Estações Cariocas (2011), Prelúdio 21 - Quarteto de Cordas (2011) e Quadro Brasil (2008) e DVD Rio 450 Graus, com direção de Paulo Fontanelle (2015). Em 2016, comemorando os 10 anos de existência do quarteto e os 110 anos de nascimento de Radamés Gnattali, o CD, Radamés toca Radamés, com a obra integral de Gnattali para quarteto de cordas e o CD Brasil de Tuhu, vol. 1, com obras do Guia Prático de Villa-Lobos.

Com o repertório basicamente dedicado à música brasileira, se apresentam regularmente em festivais tais como Mostra Internacional de Música de Olinda (MIMO), Festival Villa-Lobos, Festival de Música de Morelia (México), Festival Internacional de Campos de Jordão, Bienal de Música Contemporânea da Funarte, dentre outros, além de turnês pela Europa, África, América do Sul e do Norte.

No âmbito educacional, o Quarteto Radamés Gnattali gravou 13 programas para a televisão dedicados aos quartetos de Heitor Villa-Lobos que atualmente são veiculados em diversos países e pelo oitavo ano consecutivo, realiza o projeto Brasil de Tuhu, levando a música desse compositor brasileiro às crianças de escolas públicas do Brasil.

Leia Também

Últimas Notícias