quinta, 25 de abril de 2024
Entretenimento

Orquestra Experimental da UFSCar se apresenta no Sesc

Grupo é composto por 100 integrantes, entre músicos amadores e profissionais, que atuam no estímulo ao desenvolvimento da cultura musical

10 Ago 2015 - 19h22Por Redação
No Sesc, a Orquestra apresentará um repertório de músicas populares brasileiras com arranjos muito especiais. Foto: Divulgação - No Sesc, a Orquestra apresentará um repertório de músicas populares brasileiras com arranjos muito especiais. Foto: Divulgação -

A orquestra experimental da UFSCar estará se apresentando às 20h30 desta quinta-feira, 13, a partir das 20h30, no ginásio de eventos do Sesc São Carlos. Com a coordenação e regência da professora Maria Carolina Joly, o grupo é composto por 100 integrantes, entre músicos amadores e profissionais, que atuam no estímulo ao desenvolvimento da cultura musical por meio da prática de conjunto e do domínio de instrumentos.

No Sesc, a Orquestra apresentará um repertório de músicas populares brasileiras com arranjos muito especiais.

 

A Orquestra

É caracterizada como uma orquestra comunitária que se dedica ao estudo, pesquisa e desenvolvimento de um repertório musical e prática de conjunto, voltados especialmente, mas não exclusivamente, para a cultura brasileira. Esse núcleo de orquestra tem sido denominado de Orquestra Experimental da UFSCar e aglutina músicos de todas as idades (desde 12 anos até 69 anos) oriundos de todos os segmentos da sociedade de São Carlos e cidades da região, além de alunos da graduação, pós-graduação, funcionários e professores da UFSCar.

O grupo acolhe também os alunos do curso de Licenciatura em Música da UFSCar, seja em disciplinas voltadas para prática de orquestra ou em disciplinas voltadas para direção de conjuntos musicais e prática e ensino em Educação Musical, entre outras, o que corrobora para a formação do futuro educador musical que poderá formar núcleos como este no momento de sua atuação profissional, multiplicando assim, o acesso a prática musical de conjunto e a divulgação da cultura musical para públicos diversos. Para tocar na orquestra, basta saber tocar um instrumento e gostar de música, não há nenhum tipo de seleção, assim como nenhum tipo de remuneração, todos os músicos são voluntários que estão lá para aprender e ensinar música e pelo prazer de tocar juntos.

Ao longo de seus 23 anos de história, a orquestra recebeu mais de 500 músicos amadores e profissionais, tocou com artistas consagrados, tais como Paulo Moura, Dominguinhos, Mozart Terra, Ivan Vilela, Clóvis Beltrami, entre outros, e realizou cerca de 30 concertos anuais em diferentes cidades, levando música para teatros, praças, ruas, escolas, fábricas, estádios, centros comunitários, entre outros. A orquestra é conhecida pela descontração e alegria de seus participantes, seu repertório diversificado e pela formação instrumental diferenciada, que agrega instrumentos convencionais de orquestra como violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarinete, trompete, trombone, trompa e percussão junto com instrumentos populares: flauta doce soprano, flauta dos contralto, saxofone, baixo elétrico, teclado, cavaquinho, xilofone e bateria. Esta combinação de instrumentos gera uma sonoridade única e interessante, além de permitir que os mais diferentes músicos possam se juntar para tocar juntos. Hoje com cerca de 100 participantes, jovens em sua maioria, o grupo se tornou um espaço para tocar, ensinar, aprender e fazer amigos.

A Orquestra Experimental tem a coordenação e regência das professoras Ilza Joly e Maria Carolina Joly. Os ensaios ocorrem todas as segundas e quartas, às 19h, na sala de ensaio da Orquestra, localizada no Campus de São Carlos da UFSCar.

SERVIÇO

Apresentação da Orquestra Experimental da UFSCar

Dia13 de agosto, quinta, às 20h30

Local Ginásio do Sesc São Carlos - Av. Comendador Alfredo Maffei, 700

Entrada Grátis - retirada de ingresso no dia da apresentação

Recomendação etária12 anos

Leia Também

Últimas Notícias