quinta, 25 de abril de 2024
Entretenimento

Museu de São Carlos ganha vida nova

Instituição investe em infraestrutura e resgata acervo histórico

10 Set 2010 - 19h28Por Redação São Carlos Agora

O abandono, a falta de infraestrutura, as péssimas condições de conservação do acervo e equipe sem preparo adequado fazem parte do passado do Museu de São Carlos. Desde 2001, a instituição passa por profundas transformações que estão contribuindo para a preservação da história do município e do país. As exposições também acontecem com maior frequência, atraindo cada vez mais visitantes para o museu.

“Reconstruímos o museu”, ressalta Joana D’Arc de Oliveira, responsável pela instituição. Ela lembra que o resgate de todo o arquivo foi um trabalho de bastidores, envolvendo pesquisas e muito trabalho. “Quando chegamos em 2001, o que encontramos foi um depósito com o acervo abandonado, entre outras coisas”, relata.

Um dos principais avanços da instituição é o completo levantamento e digitalização de todo o seu acervo de 3.860 itens, que vão permitir em breve a visita virtual do museu. O trabalho faz parte do Plano Museulógico que também visa criar diretrizes e normas para as ações futuras na instituição em todos os setores. “Boa parte da história poderia ter sido perdida não fosse todo esse trabalho”, afirma.

Todo o processo de revitalização incluiu a catalogação do acervo, registro das peças, organização e layout da reserva técnica, seguindo as normas e regras pelo SISEM (Sistema Estadual de Museus), aquisição de mobiliários para guarda dos objetos, entre outras ações. Uma das principais preocupações da equipe é o acondicionamento das peças com especificações próprias, como iluminação e temperaturas adequadas, para que o acervo possa ser conservado de acordo com as normas técnicas.

Desde o início de sua revitalização, grandes exposições marcaram o início da “reinauguração” do Museu. A primeira foi em 2002, com o tema “São Carlos: das fazendas de café à consolidação do núcleo urbano”, que ficou no espaço expositivo até 2005. Essa exposição foi sucesso de público e recebeu cerca de 12.000 alunos acompanhados por monitores/educadores.

Os atuais avanços contrastam com o passado lastimável de conservação. Além de condições físicas ruins, não havia documentação do acervo e nem reserva técnica – espaço para armazenar o acervo que não está exposto.

As etapas de revitalização começaram com o diagnóstico da instituição para identificar os principais problemas existentes. Também foram elaboradas medidas e procedimentos para apresentar soluções. Para atingir os objetivos, o museu realiza treinamento constante da equipe em vários cursos de formação na área museológica.

Com todas essas conquistas, o público pode conferir hoje no Museu de São Carlos três temáticas: “São Carlos em movimento: trabalho, transporte e comunicação”, “Benedito Calixto na terra do Pinhal” e “Ambientes e Cotidiano”. Além das exposições fora do museu que são realizadas mensalmente com artistas da cidade e de fora nos seguintes espaços: Centro Municipal de Cultura Afro-brasileira Odette dos Santos, Paço Municipal, Janelas para Arte e Teatro Municipal.

O horário de funcionamento do museu é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 13h às 17h. Para mais informações ligue (16) 3373-27-08 ou através do e-mail museu.cultura@saocarlos.sp.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

Leia Também

Últimas Notícias