quinta, 25 de abril de 2024
Entretenimento

Moda de Viola homenageia João Pacífico

Compositor foi um dos baluartes da música sertaneja raiz e autor da letra “Cabocla Tereza”

15 Set 2015 - 07h36
Curiosamente, João Pacífico não tocava nenhum instrumento. Ele criava suas composições batucando uma caixa de fósforos. Foto: divulgação - Curiosamente, João Pacífico não tocava nenhum instrumento. Ele criava suas composições batucando uma caixa de fósforos. Foto: divulgação -

O programa Moda de Viola, na TVE São Carlos que vai ao ar toda quinta-feira, das 19h20 às 19h50, fará neste dia 17, uma homenagem ao artista João Pacífico, compositor da música Cabocla Tereza.

"O João Pacífico é adorado por todos os brasileiros amantes da sertaneja raiz", disse José Carlos Ângelo Cintra, responsável pelo programa.

Pacífico nasceu na vizinha Cordeirópolis, em 1909, faleceu em Guararema/SP, em 1998, com 98 anos de idade. Foi o criador da chamada toada histórica, um tipo de letra que tem uma parte declamada antes da parte cantada. A primeira toada histórica foi "Chico Mulato", de 1936, e a segunda, Cabocla Tereza, gravada em 1940, o maior sucesso de João Pacífico. Ambas em coautoria com Raul Torres.

A sua criação deu tão certo que foi imitada por outros autores - é o caso por exemplo de Chico Mineiro, de autoria de Tonico e Francisco Ribeiro, gravada pela primeira vez em 1946, por Tonico e Tinoco.

Curiosamente, João Pacífico não tocava nenhum instrumento. Ele criava suas composições batucando uma caixa de fósforos. Assim, deixou mais de 250 músicas gravadas, quase 40 delas em parceira com Raul Torres. Dada a importância de sua obra, João Pacífico foi considerado por Rolando Boldrin como o Noel Rosa da música caipira.

No programa Moda de Viola, será revelada informações sobre o homenageado, ouvir alguns dos seus sucessos em vídeos do Viola Minha Viola da TV Cultura, tais como: Chico Mulato, Cabocla Tereza, Rolinha Cabocla e Pingo d'Água, além da declamação da letra de Mourão da Porteira, por José Angelo, o apresentador do Moda de Viola.

MÚSICA RAIZ EM SÃO CARLOS

Segundo Cintra, São Carlos, a terra natal de Pardinho, tem muitos simpatizantes da música sertaneja raiz e também muitas duplas de música caipira. Há pelo menos três espaços fixos para tocar viola e violão e cantar: o CTS, Centro de Tradição Sertaneja comandado pelo Nhô Sales; o Clube da Viola, dirigido pelo Geraldo e a Mineirinha e o Rancho do Abacateiro, organizado pelo Mirinho - os 3 com reuniões semanais. E tem o Cantinho da Viola, um show mensal, no Sesc, geralmente com a apresentação de uma dupla famosa mas com a abertura de uma dupla local. E o rádio são-carlense, no AM e FM, é pródigo em programas sertanejos.

Ainda de acordo com ele, é muito importante para a preservação da cultura brasileira, porque a sertaneja raiz é uma manifestação genuína, em que as pessoas gostam mesmo é de cantar e de tocar a viola, violão ou sanfona. O interesse principal não é gravar CD e tentar uma carreira e ganhar dinheiro, mas cantar e tocar. E a temática da sertaneja raiz é o modo de vida do campo, falando muito de boi e boiada, de natureza, etc., sempre com simplicidade.

Cintra lembra que foi a música sertaneja raiz que implantou o cantar em dueto, com primeira e segunda voz. Depois veio a sertaneja (sem a raiz) e, ultimamente, a sertaneja universitária. Esses dois subgêneros que vieram depois alteraram completamente o que era sertaneja raiz, mas mantiveram o cantar em dueto.

MODA DE VIOLA

O Moda de Viola é um programa temático, pois cada edição trata de uma dupla, cantor ou compositor de sertaneja raiz. Todas as 20 edições já exibidas estão no youtube - pesquisar por TVE Moda de Viola: Zilo e Zalo, João Paulo e Daniel (só raiz), Tião do Carro, Dino Franco, Ronaldo Viola, Teddy Vieira, Zé do Rancho, As Galvão, Goiá, Abel e Caim, Inezita Barroso, Milionário e José Rico, Duplas Femininas, Pedro Bento e Zé da Estrada, Tião Carreiro, Zico e Zeca, Tonico e Tinoco, Liu e Léu, Duo Glacial, e Pardinho.

"Uso vídeos do Viola Minha Viola, da TV Cultura, escrevo o roteiro do programa e apresento o programa. Em cada edição faço a declamação da letra de uma música caipira", disse Cintra. 

Leia Também

Últimas Notícias