sexta, 29 de março de 2024
Entretenimento

ICMC recebe exposição Bicho: quem te viu, quem te vê!

A mostra, que fica até novembro no Instituto, busca alertar sobre a preservação da fauna silvestre

16 Set 2015 - 11h52Por Denise Casatti e Henrique Fontes
A mostra proporciona reflexões e interação, por meio de imagens, sons, objetos e jogos. Fotos: Reinaldo Mizutani - A mostra proporciona reflexões e interação, por meio de imagens, sons, objetos e jogos. Fotos: Reinaldo Mizutani -

Conscientizar as pessoas sobre as constantes ameaças que animais silvestres sofrem nas estradas, no campo e até mesmo dentro das cidades. Esse é o objetivo da exposição Bicho: quem te viu, quem te vê!, que foi inaugurada nesta segunda-feira, 14 de setembro, na Biblioteca Achille Bassi, no Instituto Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Fruto de um projeto do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da Universidade, a mostra é gratuita e fica em cartaz no Instituto até 13 de novembro. "Essa exposição está muito ligada a outra iniciativa do ICMC, que é o Museu da Fauna e da Flora. Isso nos motivou a trazê-la para cá, porque assim podemos ampliar o nosso olhar para o contexto da fauna e da flora na nossa região", afirmou a presidente da Comissão de Cultura e Extensão do ICMC, Solange Rezende.

A especialista em laboratório do setor de Biologia do CDCC e coordenadora do projeto, Silvia dos Santos, explicou que só foi possível desenvolver o projeto devido ao apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e das parcerias estabelecidas com instituições como a UFSCar e o Instituto Florestal da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que desenvolvem trabalhos na área de educação ambiental. "Essa exposição é uma construção coletiva", destacou.

A mostra proporciona reflexões e interação, por meio de imagens, sons, objetos e jogos. Além disso, estão expostos bichos taxidermizados, como lobo guará, onça parda, tucano e crânios de animais, além de vários painéis informativos. Inaugurada em março deste ano, no CDCC, a mostra já passou pelo Shopping Iguatemi de São Carlos, pela cidade de Itirapina, pelo Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro, pelo Parque Estadual de Porto Ferreira, pela 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pelo anfiteatro municipal Luiz Penha em Luiz Antônio.

COMO VISITAR

A visitação à mostra Bicho: quem te viu quem te vê, que está no piso térreo da Biblioteca Achille Bassi, pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30, e aos sábados, das 9h às 12h, com exceção de feriados. Para solicitar visitas monitoradas, é preciso agendar previamente pelo telefone (16) 3373.9146 ou e-mail ccex@icmc.usp.br.

Os grupos que agendarem a visita monitorada poderão também fazer um tour pelo Instituto e conhecer as espécies que fazem parte do Museu da Fauna e da Flora do ICMC, além de visitar o Museu de Computação Odelar Leite Linhares, onde está em cartaz a exposição Semcomp fazendo história.

As exposições Bicho: quem te viu quem te vê e Semcomp fazendo história são parte da Semana de Arte e Cultura da USP, que acontece de 13 a 20 de setembro em todos os campi da Universidade. (Assessoria de Comunicação do ICMC)

Leia Também

Últimas Notícias