sexta, 23 de fevereiro de 2024
Entretenimento

Ferreomodelismo movimentou Estação Cultura no final de semana

26 Jul 2010 - 16h06Por Redação São Carlos Agora

A Prefeitura de São Carlos realizou, no sábado (24) e no domingo (25), o 3º Encontro de Ferreomodelismo, que é organizado pela Fundação Pró-Memória de São Carlos. O palco do encontro foi a antiga Estação Ferroviária e atraiu um público de todas as idades. O prefeito Oswaldo Barba, a primeira-dama Cidinha Duarte, e a diretora-presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, prestigiaram o evento.

Na opinião do prefeito de São Carlos, estimular o ferreomodelismo é uma maneira de preservar a memória ferroviária da cidade. “O número de visitantes e expositores cresce a cada ano. Isso demonstra que além do resgate da memória ferroviária, as futuras gerações tomam conhecimento da importância da ferrovia no desenvolvimento das cidades”, explicou Barba.

Ocimar Carlos Pratavieira, coordenador do Gruscfer (Grupo São-carlense de Ferreomodelismo), acrescenta que além da preservação da memória “o ferreomodelismo provoca a formação de novos grupos de amigos não só de São Carlos, mas de diversas cidades da região e do Estado”.

No total foram contabilizadas 25 maquetes de ferreomodelismo, além de dioramas e miniaturas de trens, navios, aviões e carros. Além dos inscritos, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) montou um estande de exibição com objetos relacionados à ferrovia. Davi Soares, um expositor de apenas 5 anos, foi a sensação do encontro. Junto do seu pai, ele expôs a sua maquete, que foi construída após conhecer visitar o Encontro de Ferreomodelismo no ano passado.

Leia Também

Últimas Notícias