domingo, 03 de março de 2024
Entretenimento

Fazendas Paulistas, no Paço, por Essio Pallone

02 Set 2010 - 17h49Por Redação São Carlos Agora

O fotógrafo são-carlense Essio Pallone Filho expõe “Fazendas Paulistas” durante o mês de setembro no saguão do Paço Municipal – rua Episcopal, 1.575, Centro.

O conjunto de 50 fotografias mostra uma leitura atual de 25 importantes fazendas do estado de São Paulo, contando a história rural e urbana do Brasil.

São fazendas dos séculos 18, 19 e 20 localizadas nos municípios paulistas de Araraquara, Cajurú, Campinas, Cordeirópolis, Dourado, Itu, Jaguariúna, Jaú, Limeira, Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Gertrudes e São Carlos que na época áurea do café contribuíram para que São Paulo se transformasse no estado mais importante da nação.

Essio Pallone, fotógrafo há 19 anos, explica que a ideia teve início quando foi fotografar a usina Monte Alegre em Piracicaba. Nos últimos 9 anos, Pallone se envolveu com os aspectos das propriedades rurais no Estado de São Paulo e registrou cerca de 43 fazendas num universo de mil existentes em todo o Estado.

“Nesta exposição retrato 25 fazendas, cada uma delas possui duas fotos, uma da casa grande e outra de um detalhe que eu considerei importante para ampliar a visão, procurando dar uma ideia de como elas são. Detalhes como estação, serraria, terreiro, tulha, máquina de café, palmeira, menos animais, que é um trabalho mais específico”, relata Pallone.

A exposição “Fazendas Paulistas” tem o apoio da Prefeitura, do SESC São Carlos e Amigos da Fazenda Nova e pode ser visitada gratuitamente, no horário comercial, até o dia 1º de outubro.

Leia Também

Últimas Notícias