sexta, 26 de abril de 2024
Entretenimento

Estão abertas as inscrições em oficinas para construção colaborativa durante Festival CONTATO

29 Set 2010 - 16h34

A quarta edição do CONTATO – Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica - promove uma nova dinâmica de oficinas, concentrando as atividades de formação no "Espaço Oficina". O local será utilizado para construção de ideias, imagens, sons e instrumentos, em um espaço de criação e aprendizado colaborativo. A iniciativa reflete a busca pelo hibridismo e pela transdisciplinaridade entre as áreas, propostas que caracterizam a produção do Festival. O Espaço é gratuito e funciona nos dias 9, 10 e 11 de outubro, em São Carlos, interior de São Paulo. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site www.contato.ufscar.br.

Caracterizado com estruturas de bancadas, o "Espaço Oficina" desenvolve atividades co-orientadas pelos colaboradores Pan&tone, Ricardo Brazileiro, Jarbas Jacome, Jeraman, Eduardo Nespoli e Ricardo Palmieri. As oficinas exploram a temática da produção em circuit bending, arte e tecnologia, cultura digital, produção independente, colaboratividade, ferramentas livres, dentre outras. A prática do circuit bending, por exemplo, consiste, basicamente, na modificação de dispositivos eletrônicos, como brinquedos usados, visando à criação de instrumentos musicais com uma sonoridade única, adaptados com uma série de novos recursos responsáveis por esses novos sons. O músico Pan&tone lida com a prática desde 1989 e é um dos experimentadores a utilizar "sucata" como instrumento de sua arte.

A partir dessas atividades, o "Espaço Oficina" retoma a ideia da oficina como um local de trabalho, no qual se concretizam projetos, e profissionais e estudantes se encontram para solução de problemas comuns. Os orientadores participam de todas as bancadas e cada uma delas desenvolve um pequeno projeto, proposto pelos orientadores como um ponto de partida, que evolui a partir da colaboração dos inscritos, incluindo aí suas aptidões individuais. Assim, o Espaço busca um aprendizado coletivo, com a troca de conhecimento entre todos os envolvidos. Nessa proposta, o horário de funcionamento das oficinas se expande, variando de acordo com o envolvimento dos grupos.

O único pré-requisito para participar do "Espaço Oficina" é a vontade de criar, ensinar e aprender. Para colaborar com o desenvolvimento da atividade, o interessado pode trazer laptop, guitarra, amplificador, sucatas eletrônicas, ferramentas e tudo mais que pode ser utilizado como material de trabalho. O Espaço Oficina é gratuito e funciona nos dias 9, 10 e 11 de outubro, a partir das 9 horas, na Livraria Sideral, localizada na Avenida São Carlos, 1.931, no Centro da cidade, em frente à Praça Coronel Salles.

O 4º CONTATO, promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e diversos parceiros, oferece atividades gratuitas para todas as idades, entre os dias 7 e 12 de outubro. Durante os seis dias do evento, serão realizados debates, shows musicais, sessões de cinema, exposição de arte eletrônica e programação infantil, dentre outras atividades. Os debates programados têm os temas "Economia do Conhecimento – Crises e Oportunidades em Tempos de Mudanças" e "Organização Social e Cultura Digital – A Revolução será Digitalizada". Informações completas sobre o Festival estão disponíveis no site www.contato.ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias