sexta, 29 de março de 2024
Entretenimento

Esporte é tema para exposição fotográfica

27 Nov 2017 - 16h05Por Redação
Foto: André Luís Ferreira - Foto: André Luís Ferreira -

Captar o que foge dos olhos, congelar o tempo e revelar detalhes dos esportes que só as câmeras são capazes de registrar. Seja durante a explosão da bola na raquete de tênis, na bolha de água ao redor do nadador ou na fluidez do surfista a dominar uma onda, as fotografias do jornalista e fotógrafo santista André Luís Ferreira expõe esse universo mágico de velocidade e ação.

Durante o torneio internacional de tênis, no Country Club de São Carlos, 13 banners com aproximadamente 20 fotos estarão expostas na área de estacionamento do clube próximas as quadras de tênis.

O fotógrafo explica que as fotos fazem parte do seu acervo, captadas em eventos quando trabalhava para agências e revistas especializadas. Segundo ele, além de necessitar de um equipamento especial, nas fotos de ação é imprescindível desenvolver uma certa habilidade para a velocidade do clique, "Tudo acontece muito rápido, é necessário apurar todos os sentidos. É uma questão de milésimos de segundos entre uma boa foto e um desastre total", completa o fotógrafo.

André Luís afirma ainda que, em um jogo como o tênis, para se conseguir uma foto de quadro cheio, a audição é importante, ás vezes mais que os olhos.

"Você está olhando no visor mas escutando a batida da bola, é pelo som que que você sabe quando começar a disparar. Se você vir a bola no ato do clique, perdeu a boa foto. O espelho tem que abaixar na hora exata do contato da bola com a raquete, essa é a foto boa", explica o fotógrafo.

A exposição é aberta gratuitamente ao público e pode ser visitada em todo o período do torneio, até 3 de dezembro, no São Carlos Country Club, rodovia Washington Luís - km 234.

Leia Também

Últimas Notícias