sexta, 26 de abril de 2024
Entretenimento

Escolas municipais do Aracy comemoram Dia do Folclore

24 Ago 2010 - 16h36Por Redação São Carlos Agora

No último domingo (22), festejou-se o Dia do Folclore e, para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Carlos, os gestores comunitários da Educação (região - 6) e o projeto “AABB Comunidade” realizaram uma apresentação da dança folclórica “Boi”.

Os estudantes dos Centros de Educação Infantil (CEMEIs) “Casa Rosa” e “Casa Amarela”, no bairro Cidade Aracy, puderam acompanhar a performance do bumba-meu-boi, dança marcante da cultura brasileira que surgiu no século XVIII, como uma forma de crítica à situação social dos negros e índios. O bumba-meu-boi combina elementos de comédia, drama, sátira e tragédia, tentando demonstrar a fragilidade do homem e a força bruta de um boi.

“As escolas estão trabalhando durante este mês várias atividades referentes ao folclore, e esta apresentação vem, sem dúvida, fazer com que os alunos vivenciem um pouco do que vem a ser lendas, costumes, tradições”, explicou a diretora do CEMEI Casa Rosa, Kamila Paschoalino.

O Dia do Folclore foi instituído no Brasil em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore, que é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país.

Leia Também

Últimas Notícias