sexta, 23 de fevereiro de 2024
Entretenimento

Encontro de Santos Reis reúne 14 companhias neste domingo

01 Set 2010 - 18h06Por Redação São Carlos Agora

Neste domingo (5) São Carlos sediará a 10ª edição do Encontro Regional de Santos Reis. O evento, que já faz parte do calendário oficial do município, será realizado pela Prefeitura de São Carlos, através da Coordenadoria de Artes e Cultura, no período das 9h00 às 18h00, no Parque do Bicão.

De acordo com coordenadora de Artes e Cultura, Telma Olivieri, o Encontro Regional reunirá 14 companhias, sendo uma de São Carlos e 13 de cidades da região. “No total 450 pessoas participarão durante as apresentações”.

O encontro regional reunirá companhias de Barrinha, Taubaté, Indaiatuba, Pitangueiras, Luiz Antonio, Jardinópolis, Orlândia, São Simão, Tambaú, Leme, Itobi, São Carlos, Cordeirópolis e Campinas.

Para Telma, a realização deste encontro é muito importante para São Carlos. “Desde 2001 a Prefeitura realiza ações para fortalecer este trabalho de valorização da cultura popular. A décima edição deste encontro demonstra o quanto foi positivo este esforço do Poder Público”.
A tradicional Folia de Reis iniciou em Portugal. O evento tem origem católica e baseia-se na passagem bíblica em que Jesus foi visitado pelos três “Reis Magos”, denominados Melchior (Belchior), Baltazar e Gaspar.

Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo, e essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos, em 6 de janeiro.

No século XIX a Folia de Reis se destacou e atualmente é realizada em muitas regiões do país, principalmente nos estados de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás e São Paulo.

Leia Também

Últimas Notícias