(16) 99963-6036
sábado, 22 de março de 2025
Entretenimento

Encontro de Ferreomodelismo atraiu milhares de visitantes

Pessoas de todas as idades se encantaram com as maquetes expostas na Estação Cultura

18 Ago 2010 - 09h09Por Redação São Carlos Agora

O 14º Encontro de Ferreomodelismo da Frateschi, realizado em São Carlos neste sábado (14), atraiu muita gente para a Estação Cultura. Um público estimado em 5 mil pessoas da cidade e região passaram pela plataforma da Estação para apreciar verdadeiras obras de arte.

Com sede em Ribeirão Preto, a Frateschi, única empresa que produz miniaturas ferroviárias em toda a América Latina, escolheu São Carlos para realizar seu principal evento do ano.

Adultos e crianças se encantaram com a exposição de maquetes, uma mais produzida do que a outra, retratando o entorno das estações ferroviárias e até os principais pontos das cidades como indústrias, igrejas e outros, inclusive de São Carlos.

Uma das novidades na edição deste ano foi uma maquete infantil que ficou disponível para as crianças tomarem contato com o ferreomodelismo. Elas puderam pegar nas mãos as miniaturas de trens e ver o funcionamento deles nas maquetes.

Além do Encontro e o contato com as maquetes, os visitantes tiveram acesso às exposições do Museu São Carlos e conferiram de perto os vários cargueiros da ALL – que chegaram e saíram durante todo o dia da Estação.

O prefeito Oswaldo Barba, juntamente com a presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, esteve no evento onde conversou com o idealizador da exposição, Celso Frateschi, com demais expositores, e visitou todas as maquetes expostas.

“Devido aos investimentos que fizemos nos últimos anos a nossa Estação ferroviária é uma referência, tornando-se um dos pontos mais visitados da cidade. A cada evento de ferreomodelismo que fazemos aqui o público aumenta, uma vez que o encantamento das pessoas com os trens é uma coisa impressionante”, enfatizou Barba.

Expositor ilustre – O prefeito Oswaldo Barba fez questão de cumprimentar e pousar para foto com o marceneiro, são-carlense, Antonio Joaquim da Cruz, de 88 anos, que montou uma das maquetes mais ousadas do Encontro, já que até uma mini cachoeira fazia parte do cenário. Antonio é conhecido pelos presépios mecanizados que monta há 72 anos. Em 2009 ele expôs um presépio no Mercado Municipal.

O marceneiro montou o primeiro presépio aos 15 anos e nunca mais parou. O primeiro presépio mecânico surgiu em 1941. Natural de Guarapiranga, Antonio montou o primeiro presépio em São Carlos na Igreja Santo Antonio, em 1982. Mas o maior de todos foi instalado na Igreja de Nossa Senhora da Penha, na capital paulista, em 1958. O presépio tinha 56 metros de largura e precisou de 40 dias para ser montado. Antonio revela que leva até três anos para montar suas obras.

Leia Também

Últimas Notícias