Menu
terça, 21 de setembro de 2021
Entretenimento

Comunidade da Colômbia é tema de exposição fotográfica na Biblioteca Comunitária da UFSCar

13 Out 2017 - 05h05Por Redação
Foto: Christian Savi/CCS-UFSCar - Foto: Christian Savi/CCS-UFSCar -

A Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) apresenta até o dia 31 de outubro a exposição fotográfica "Majaná: los niños de Palenque", produzida por Guga Carnicel e Gustavo Campos, estudantes da Universidade de São Paulo (USP). As fotos foram feitas durante viagem dos estudantes à Colômbia.

Palenque de San Basilio, ou simplesmente Palenque, é um povoado localizado a aproximadamente 50 km ao sul de Cartagena, o principal porto de entrada de mão de obra escrava na Colômbia colonial. Fundado por escravos africanos trazidos à região no final do século XVI, Palenque foi um dos numerosos quilombos existentes no período colonial e se destaca por ter sido um dos primeiros a se libertarem na América.

"Durante nossa passagem por Palenque, a alegria com que fomos recebidos pelos pequenos nos deixou sensibilizados. No início, quando planejamos a viagem, não tínhamos em mente que eles seriam os protagonistas dessa mostra", explicam os autores das fotos. Assim, da Língua Palenquera surge o nome da exposição - Majaná -, cujo significado faz referência aos "niños" de Palenque.

A exposição, gratuita e aberta ao público, pode ser visitada no saguão da BCo, na área Norte do Campus São Carlos, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas. Mais informações estão disponíveis no Portal da BCo (https://goo.gl/e86Gq5) ou com o Departamento de Ação Cultural (DeAC) pelo e-mail acaocultural.bco@ufscar.br.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias