quinta, 25 de abril de 2024
Beleza são-carlense

Coletivos realizam 1º Metal Beleza Negra 2018 em São Carlos

23 Nov 2018 - 10h01Por Redação
Coletivos realizam 1º Metal Beleza Negra 2018 em São Carlos -

O Coletivo de Igualdade Racial do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Região, juntamente com o Coletivo Racial da Subsede da CUT São Carlos, promoverão sábado, 24, o 1º Metal Beleza Negra 2018, atividade em comemoração ao Mês da Consciência Negra.

O evento será realizado no Clube de Campo do Sindicato e terá início a partir das 15h, com diversas atividades gratuitas, que vão desde Pocket com Gonsalves e Lincoln, Batucada com o Levante Popular Juventude, mesa política, desfile e encerramento com o Grupo de Samba e Pagode Conselho.

Toda a programação tem a temática em torno do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi de Palmares, em 1695, com o objetivo de promover a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, desafios, lutas e conquistas.

Para o coordenador do Coletivo de Igualdade Racial do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Região, Alexandro Fermiano, o evento também busca respostas para o momento que estamos vivendo. “Essa atividade é importante, pois não caracteriza só a comemoração, mas traz dimensões artísticas, políticas e culturais que dialogam com a cultura do povo. Não podemos aceitar a intolerância presente na sociedade”, ressaltou Alexandro.

CONCURSO

Dentre as atividades está o Concurso 1º Metal Beleza Negra - 2018, que terá início às 17 horas, e tem como objetivo a valorização da cultura afro-brasileira; estimular a autoestima da jovem negra e afrodescendente, não só destacando a beleza negra, mas valorizando a diversidade étnica e sociocultural no município; promover uma ampliação da percepção de beleza e estética para além dos estereótipos socialmente impostos; colaborar com o desenvolvimento social e cultural.

Leia Também

Últimas Notícias