quinta, 25 de abril de 2024
Atividades gratuitas

Colecionadores e amantes das histórias em quadrinhos irão se reunir em São Carlos

13 Ago 2018 - 09h50Por Redação
Colecionadores e amantes das histórias em quadrinhos irão se reunir em São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Nos dias 20 e 21 de agosto, a Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove encontro de colecionadores e amantes de histórias em quadrinhos (HQs), o ComicSanca 2018, que terá palestras, oficinas, exposições e trocas de gibis. O evento integra a programação do aniversário de 23 anos da BCo, que apresenta uma série de atrações ao longo do mês de agosto. A abertura do ComicSanca acontece às 14 horas do dia 20, com a exibição de documentários sobre histórias em quadrinhos e uma exposição de trabalhos de desenhistas de São Carlos e região.

Neste dia, haverá oficinas de desenho, com foco em anatomia, às 15 horas, com Ale Araújo, desenhista, professor de desenho e ilustrador freelancer, com vasta experiência em aulas sobre anatomia e perspectiva. Araújo foi professor da Quanta Academia de Artes, renomada escola de quadrinhos brasileira. Às 17 horas, tem roda de conversa e exposição de trabalhos, seguidas da apresentação musical do pianista João Godoi, de Pirassununga, que tocará clássicos da música popular brasileira, a partir das 18 horas. Após o espetáculo, às 19 horas, será realizado um bate-papo com o arquiteto e quadrinista carioca Rapha Pinheiro. Na ocasião, Pinheiro apresentará alguns de seus quadrinhos, intitulados "Salto" e "Tomos de Tessa".

Já na terça-feira, 21 de agosto, também haverá oficina de desenho - com foco em perspectiva - com Ale Araújo, às 15 horas. Em seguida, às 16 horas, as pessoas interessadas poderão participar de uma oficina de urban sketch, que será ministrada por Rapha Pinheiro. O objetivo é ensinar a praticar o desenho na rua em situações adversas e inusitadas e com técnicas inovadoras. Com uma abordagem experimental, a oficina ajuda os participantes a entenderem melhor as cidades e seus habitantes por meio do desenho.

Nos dois dias, o ComicSanca promove um espaço para troca de HQs. Todas as atividades são gratuitas, abertas às pessoas interessadas e acontecem nas dependências da BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Para as oficinas, é preciso fazer inscrição prévia por meio de preenchimento de formulário online, disponível em http://bit.ly/2OljaOm. As vagas são limitadas. A programação completa será divulgada em breve na página do evento no Facebook (http://bit.ly/2MfUFVr).

Leia Também

Últimas Notícias