quinta, 25 de abril de 2024
Entretenimento

Circo da Ciência em São Carlos promove atividades lúdicas para crianças e jovens

Evento deve receber mais de 10 mil estudantes e visa despertar a curiosidade sobre o conhecimento científico

26 Out 2017 - 15h41Por Redação
Foto: Christian Savi-CCS/UFSCar - Foto: Christian Savi-CCS/UFSCar -

Entre os dias 22 e 28 de outubro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está realizando a XI Jornada Científica, Tecnológica e Cultural, que reúne 12 eventos simultâneos nos níveis da graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão integrados à 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida em todo o País pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI).

Dentro da programação, acontece, até o dia 27 de outubro, a 14ª edição do Circo da Ciência, que tem o intuito de divulgar a ciência de maneira acessível, despertando o interesse e a curiosidade de crianças e jovens pelo conhecimento científico e tecnológico. Durante o evento, a organização estima receber em torno de 10 mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio, além de visitantes de São Carlos e região. Segundo Karina Lupetti, coordenadora do Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica da UFSCar e integrante da comissão organizadora da Jornada, o Circo é um momento único de colocar o público em contato com a ciência, particularmente as ciências básicas. "A proposta é abrir a mente das pessoas por meio de atividades lúdicas e interativas. O encantamento das crianças é fantástico e o feedback aos cientistas é sempre ótimo. Temos uma troca de aprendizado mutuamente benéfica", destaca Lupetti.

Ao longo dos dias, o Circo da Ciência conta com dinâmicas e experimentos para que as crianças possam interagir e aprender brincando. "Como este é o ano da Matemática, propusemos atividades relacionadas à área, a exemplo da bicicleta quadrada, que os visitantes podem experimentar e tentar andar. Também mostramos a Matemática tradicional, com seus desafios topográficos, e montamos um jogo de xadrez em tamanho real", exemplifica a coordenadora.

A iniciativa promove observações astronômicas, no período noturno; experimentos de Biologia, Física, Química, Química Verde e Robótica; apresentações com instrumentos de vidro; visita guiada ao Museu Mundo de Vidro, localizado no Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV); exposição sobre recursos naturais; além de plantio de mudas de ipê. "Cada grupo de pesquisadores traz a sua especialidade ao Circo, agregando conhecimentos ao público, que aprende e se diverte ao mesmo tempo", afirma Lupetti.

A programação do Circo da Ciência apresenta nesta sexta-feira, dia 27 de outubro, o espetáculo "E=mc²", encenado por grupo circence, a partir das 16h30, no Teatro Universitário Florestan Fernandes, na área Norte do Campus São Carlos. As demais ações estão sendo realizadas das 8 às 20 horas e são monitoradas. As iniciativas são gratuitas, sem necessidade de inscrição prévia e acontecem na Praça da Ciência, no Núcleo de Formação de Professores (NFP) e no Auditório do Observatório da UFSCar, todos localizados na área Norte do Campus.

APRENDIZADO NA PRÁTICA

O Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (CERSusChem) está no Circo da Ciência com a realização de um experimento que envolve um processo importante do tratamento de água - a floculação. "Este é um passo essencial do tratamento de água e que muitas vezes é desconhecido", explica Leandro Luiz Soares, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSCar. "Com este experimento de eletrofloculação, nós apresentamos conceitos da Química sustentável e adaptamos a explicação de acordo com o público visitante. É interessante notar como os jovens passam a enxergar que a Química está no nosso dia a dia. Os estudantes do Ensino Médio estão conseguindo também associar nossos experimentos práticos às reações de oxidação e redução que estudam na teoria, assunto recorrente nos vestibulares", completa Marina Medina, doutoranda do PPGQ.

Outro grupo presente no Circo da Ciência é o Genau Baja, que apresenta aos visitantes o protótipo de um carro off-road. De acordo com Luis Henrique Oliveira, aluno de Engenharia Mecânica da UFSCar e integrante do Baja, a ideia é exibir algumas peças componentes do carro. "Queremos mostrar aos alunos, na prática, como são aplicados os conceitos de determinados cursos de graduação. As pessoas chegam com dúvidas e aqui conseguem visualizar com o que podem trabalhar ao escolher determinadas profissões, como a Engenharia Mecânica", relata Oliveira.

Matheus Almeida e Enzo Pateli, alunos do 1º ano do Ensino Médio, visitam a UFSCar pela primeira vez e estão satisfeitos com as atividades oferecidas pelo evento. "O que mais nos chamou a atenção foram os experimentos químicos. Sem dúvida é muito legal aprender na prática, fora da sala de aula", opinam eles.

SOBRE O CIRCO DA CIÊNCIA

O XIV Circo da Ciência é realizado pelo Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica, do Departamento de Química (DQ) da UFSCar, com apoio do Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Materiais Vítreos (CeRTEV), do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), e do CERSusChem, do DQ; Programas de Educação Tutorial (PET) da Biologia, Física, Matemática e Química; além de parceiros como Grupo Genau Baja e Robótica da UFSCar. As informações sobre as próximas atividades realizadas no Circo estão disponíveis no site da Jornada (https://jornadactc2017.faiufscar.com/), onde também está a programação completa, com eventos nos quatro campi da UFSCar.

Leia Também

Últimas Notícias