Menu
segunda, 19 de abril de 2021
Um Brinde ao Museu

Cidades se unem para celebrar o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento

06 Nov 2018 - 07h05Por Redação
Cidades se unem para celebrar o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

São Carlos é um dos oito municípios brasileiros que realizarão eventos para discutir a relevância dos museus na geração e preservação dos conhecimentos da humanidade

As chamas que consumiram o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, no dia 2 de setembro, acenderam uma luz de alerta na comunidade que busca divulgar a ciência no Brasil. Após a tragédia, surgiu a ideia de mobilizar uma rede de voluntários para organizar o evento “Um Brinde ao Museu”. Oito cidades brasileiras se engajaram na iniciativa e realizarão atividades para celebrar o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento: São Carlos (SP), Araraquara (SP), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Campos dos Goytacazes (RJ), Curitiba (PR), Diamantina (MG) e Marabá (PA).

Cada cidade terá uma programação especial, que envolve desde bate-papos entre pesquisadores e a comunidade da região até visitas guiadas pelos museus, lançamento de livro e feira de ciências. A maioria das atividades acontecerá no sábado, 10 de novembro, ou em dias próximos (7 e 9).

Em São Carlos, “Um Brinde ao Museu” acontece no dia 10 de novembro, próximo sábado, das 15h às 17h, no Museu da Ciência “Mário Tolentino”, na Praça Coronel Salles.  Será um bate papo e um tour guiado pelo Museu. A realização do evento é uma parceria entre ICMC-USP e a Prefeitura de São Carlos.

A data foi escolhida porque 10 de novembro é o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2001 para sublinhar o papel da ciência na construção de um mundo melhor. Além disso, anualmente, a Unesco define um tema para a data: Ciência, um direito humano é o mote de 2018, em comemoração ao 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Na opinião dos voluntários responsáveis por organizar “Um Brinde ao Museu”, o evento é uma oportunidade para mostrar ao público em geral o quanto o conhecimento científico contribui para o desenvolvimento de uma sociedade, o quanto a ciência está presente na vida diária das pessoas e o quanto é preciso estimular o pensamento crítico sobre o direito humano de participar e se beneficiar da ciência. A iniciativa é inspirada no festival internacional de divulgação científica Pint of Science um verdadeiro brinde à ciência que acontece em bares, cafés e restaurantes no mês de maio.

Para conferir a programação do evento, basta acessar o site umbrindeaomuseu.wordpress.com, clicar em Programação e escolher o município. Vale lembrar que os eventos são gratuitos e abertos a todos os interessados, incluindo as crianças. Ao participar das atividades, o público poderá descobrir que a ciência vive no museu e que cada um de nós pode contribuir para que esses espaços continuem cada vez mais ativos.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias