Menu
domingo, 24 de janeiro de 2021
Entretenimento

Ciclo de filmes na UFSCar abordará movimentos e líderes revolucionários relevantes

17 Set 2017 - 04h16Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

O Laboratório Integrado de Documentação e Estatísticas Sociais (LIDEPS), vinculado ao Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realiza ao longo dos próximos meses o segundo ciclo do seu CineDebate, com projeções de filmes seguidas de debates com professores convidados. No primeiro semestre, o projeto exibiu cinebiografias de cientistas pioneiros e, agora, o tema é "Política: revoluções e revolucionários". Todas as sessões são gratuitas, e a programação completa pode ser conferida no site do LIDEPS, em https://lidepsblog.wordpress.com.

No dia 19 de setembro, a programação começa com o filme "Danton: o processo da revolução", obra-prima do diretor polonês Andrzej Wajda, ganhadora de vários prêmios. O filme retrata um momento crucial da Revolução Francesa, quando o líder jacobino Robespierre, à frente do Comitê de Salvação Nacional, implanta o "Regime do Terror", face ao qual todo cidadão é suspeito de atividade contrarrevolucionária e corre o risco de parar na guilhotina. Mas essa liderança sanguinária é contestada por outro jacobino: o idolatrado Danton, que será guilhotinado ao final de um processo conturbado, em que se sobressai a vaidade dos líderes revolucionários. Além de ser uma aula de política, destaca-se a atuação impecável de Gérard Depardieu como protagonista. A exibição será seguida de debate com Amarílio Ferreira, docente do Departamento de Educação (DEd) da UFSCar, e acontece às 18 horas, em local ainda a ser confirmado (no auditório do LIDEPS ou no auditório da Associação de Docentes da UFSCar - ADUFSCar -, ambos na área Sul do Campus São Carlos).

As demais sessões acontecem nos dias 4 de outubro (com o filme "Viva Zapata!"), 7 de novembro ("O assassinato de Trotski") e 5 de dezembro ("Capitães de Abril"), sempre às 18 horas. Todos os detalhes podem ser acompanhados no site do LIDEPS. 

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias