terça, 16 de abril de 2024
Entretenimento

Barba torna Festival Contato oficial e lança 4ª edição

08 Jun 2010 - 17h58Por Redação São Carlos Agora

O Contato, Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte, que chega a sua 4ª edição e é promovido pela UFSCar e Prefeitura, já faz parte do calendário oficial de eventos de São Carlos.

A cerimônia que marcou a entrada do evento no calendário do município e o lançamento do 4º Festival Contato ocorreu na noite desta segunda-feira (7), no Paço Municipal, quando o prefeito Oswaldo Barba, sancionou a lei municipal nº 15.320, de autoria do vereador Lineu Navarro, que também esteve presente no evento. Participaram ainda o reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, e o diretor da Rádio UFSCar, Ricardo Rodrigues.

Neste ano o Festival Contato acontece entre os dias 7 e 12 de outubro. A expectativa é que 15 mil pessoas participem. A programação prevê shows musicais, oficinas, debates, sessões de audiovisual com filmes de difícil acesso ao grande público ou inéditos, exposições de arte eletrônica, projeto Saia para Jantar – parceria com restaurantes e bares em que é oferecido o prato Contato a preços promocionais –, projeto Saia para Dançar – uma festa integrada em que as pessoas compram passe-livre para todas os ambientes parceiros –, além de pacotes de Turismo para conhecer a região de São Carlos durante o Festival.

As atividades serão construídas a partir de ações fundamentadas nos princípios de economia solidária, cultura livre e independente, e do potencial de criação a partir das áreas de tensão entre as diferentes mídias.

Como a partir deste ano o Contato está associado à Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes), entidade que promove a reunião, organização e potencialização do circuito de festivais de musica independente, passa a contar com uma divulgação integrada, suporte jurídico e oportunidades de realização de atividades, o que amplia a possibilidade de intercâmbio de conhecimento e tecnologia entre essa rede com representatividade em todas as regiões do país.

De acordo com o prefeito Oswaldo Barba, a partir da entrada do Festival Contato no calendário oficial do município, o evento passa a ter a cara de São Carlos, envolvendo os três pontos de cultura da cidade, incrementando ainda mais os setores turístico e cultural da cidade e região.

“Nós já temos números bastante significativos na área de cultura no nosso município. São Carlos é 9ª cidade no Brasil em investimento em cultura, com cerca de 3% do orçamento, o que nos coloca à frente de muitas capitais do país”, enfatizou Barba.

Leia Também

Últimas Notícias