terça, 05 de março de 2024
Entretenimento

Aluno da UFSCar lança livro de poesias em São Carlos

16 Abr 2017 - 20h02Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

No próximo dia 19 de abril será lançado em São Carlos o livro de poesias "Naufragar Jamais", publicado pela 11 Editora, de autoria de Pedro Alberto Ribeiro, estudante de pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Os poemas escritos por Ribeiro, que utiliza o pseudônimo de Poeta em Queda, transitam entre as pequenas perdas e as vitórias cotidianas, se debruçam sobre angústias e reconstituem vestígios de sentimentos que não se deixam ignorar. O projeto gráfico foi concebido de forma a permitir uma interação com o leitor. Os poemas e ilustrações, também feitas pelo próprio autor, distribuídos nas 60 páginas do livro, foram paginados em cadernos independentes, que podem ser dispostos em qualquer ordem, compartilhados ou emoldurados.

O pseudônimo Poeta em Queda, com o qual o autor assina o trabalho, foi adotado desde 2013, como parte de um projeto estético em atividades ligadas à produção cultural, escrita criativa e poética. No palco, suas apresentações consistem em declamar poemas com grande carga de dramaticidade, em performances conhecidas como spoken word (poesia falada), por meio das quais busca uma linguagem acessível e sentimental. O livro traz alguns poemas já apresentados nessas performances, como "Coração em cubos" e "Chorar o céu" e outros inéditos, entre os quais "Pássaros imersos em aquário", escrito em homenagem às mulheres do Centro de Ressocialização Feminino de Araraquara, após uma visita do autor à instituição.

Pedro Alberto Ribeiro é graduado em Linguística pela UFSCar e atualmente cursa o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Instituição. Participou de um coletivo que criou a publicação "Círculo", para divulgação da poesia. Por essa época começou a participar de saraus e a declamar sua produção literária. Em 2015, já com o pseudônimo Poeta em Queda, lançou seu primeiro livro, "Fogos, Mares e Marias", de forma independente.

O lançamento do livro "Naufragar Jamais" será às 20 horas, no GiG, localizado na rua 9 de Julho, 1817, Centro de São Carlos, durante o I Sarau Nó de Verso. Na ocasião, estão previstas apresentações de poesia por Anis Rosner, Bruno Caldeira e Hygor Marques, além de projeções feitas por Andressa Leonardo. O público é convidado a participar da noite de autógrafos e também das atividades do sarau, que contará com microfone aberto e equipamento para plugar instrumentos musicais. Após o sarau haverá confraternização no karaokê do bar.

Leia Também

Últimas Notícias