quinta, 25 de abril de 2024
Entretenimento

1.800 alunos visitarão a exposição “Portinari – Arte e Meio Ambiente”

Evento ocorre no Teatro Municipal e receberá alunos da redes municipal e estadual e particular de ensino

19 Set 2015 - 16h11Por Rui Sintra/assessoria de comunicação
A exposição “Portinari – Arte e Meio Ambiente” está também aberta a todo o público interessado. Foto: Divulgação - A exposição “Portinari – Arte e Meio Ambiente” está também aberta a todo o público interessado. Foto: Divulgação -

Cerca de 1.800 alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas municipais, estaduais, particulares e do ensino de jovens adultos (EJA) da cidade de São Carlos e região, estão já agendados para, junto com seus professores, visitar a exposição "Portinari - Arte e Meio Ambiente", um evento que ocorre no Teatro Municipal de São Carlos, todos os dias, entre as 09 e as 21 horas, até 23 de outubro.

A proposta da participação dos alunos e de seus professores, consiste na organização de grupos que começarão a visita observando 26 réplicas das obras de Candido Portinari, que estarão divididas em subtemas, a saber: O Ser Humano e sua relação com o espaço em que vive; Água: fonte da vida; Uso dos recursos minerais; A preservação das florestas e dos animais, e O equilíbrio entre os seres humanos, recebendo as explicações sobre o que retrata cada tela, bem como a sensibilidade e a justificativa que Portinari transmitiu em cada trabalho, ao longo de sua vida. Após essa visita, os alunos serão convidados a fazer trabalhos de pintura a guache, desenho, colagem e redação, tudo subordinado aos temas abordados nas telas do artista brasileiro, devidamente acompanhados e orientados por arte-educadoras do Projeto Portinari.

A exposição "Portinari - Arte e Meio Ambiente" está também aberta a todo o público interessado, que queira individualmente visitar a mesma, podendo contar, também, com o auxílio das arte-educadoras do Projeto Portinari, que em qualquer momento estarão disponíveis para explicar pormenores das obras expostas e/ou a vida do artista.

Aos domingos, está sendo proposta a visita de grupos de famílias que podem apreciar, com tranquilidade, as réplicas de Portinari - onde, inclusive, constam as duas telas de "Guerra e Paz", sempre com a presença das arte-educadoras, que darão todo o apoio e explicações.

Leia Também

Últimas Notícias