sexta, 26 de abril de 2024
Coronavírus

Procon monta força-tarefa para coibir preços abusivos de testes de covid-19 em laboratórios e farmácias

14 Jan 2022 - 08h34Por Da assessoria de imprensa
Teste rápido para detectar a Covid - Crédito: Agência BrasilTeste rápido para detectar a Covid - Crédito: Agência Brasil

Diante dos relatos de preços abusivos de testes de covid em farmácias e laboratórios e cumprindo determinação do governador do Estado de São Paulo João Doria, o Procon-SP -- junto com a Secretaria de Estado da Saúde -- irá fiscalizar a situação em todo o Estado.

Embora não exista regime de tabelamento e normalmente a lei da oferta e da procura regule os preços do mercado, em hipóteses excepcionais de claro abuso da população em premente necessidade pode haver a intervenção do Estado.

“Em último caso, nós não descartamos a requisição dos testes nos termos da Constituição Federal e da legislação em vigor. Se houver necessidade em razão da prática abusiva de preços, poderemos requisitar os testes para oferecê-los gratuitamente à população”, avisa Fernando Capez diretor executivo do Procon-SP

A atuação das equipes acontecerá em duas frentes -- a distância e presencialmente.

Os fiscais do Procon-SP notificarão os laboratórios e farmácias a comprovar, por meio de notas fiscais de compra do produto e venda ao consumidor, os preços praticados nos últimos meses. Os locais também alvo de diligências.

A partir da análise dos documentos será possível estabelecer se houve aumentos abusivos. Fornecedores que agirem de forma incorreta poderão ser punidos nos termos do Código de Defesa do Consumidor.

Leia Também

Últimas Notícias