quinta, 25 de abril de 2024
Só com agendamento

Faltam testes para detectar a Covid-19 em farmácias de São Carlos

Com o aumento dos casos, procura aumentou significativamente e a demanda está maior que a oferta

12 Jan 2022 - 08h18Por Marcos Escrivani
Teste rápido para detectar a Covid - Crédito: Agência BrasilTeste rápido para detectar a Covid - Crédito: Agência Brasil

Com o aumento gradual e significativo dos casos de Covid-19 em São Carlos, muitas pessoas têm ido a farmácia em buscas de testes para detectar a presença (ou não) do novo coronavírus nos respectivos organismos.

O aumento na procura acontece desde os últimos dias de dezembro. Porém, nas duas primeiras semanas de janeiro, a busca pelos testes nos estabelecimentos comerciais teve um aumento significativo.

Isso fez com que várias farmácias de São Carlos encontrem obstáculos para atender a demanda, o que tem proporcionado falta de testes que são o Swab (realizado pelo nariz e o mais procurado), antígeno anticorpo (através de amostra sanguínea) e de saliva.

Na tarde desta terça-feira, 11, o São Carlos Agora manteve contato com três redes de farmácias (totalizando aproximadamente 30 lojas), além de uma empresa especializada em exames biológicos. Em algumas lojas, ainda há testes. Em outras, já terminou e não tem previsão de regularização na entrega. O que há de comum em todos os estabelecimentos contatados, os testes são feitos mediante agendamento.

Segundo a gerente de trade marketing da Farmácia Rosário, que possui 22 lojas em São Carlos, o aumento foi expressivo nas últimas semanas na procura de testes. “Todos são confiáveis”, disse, salientando a rede está preparada para atender a demanda e que ainda há testes disponíveis.

Já na Droga Raia e Drogaria São Paulo, não há mais testes e devido à grande procura, não há prazo para regularizar a oferta. Em ambos estabelecimentos, a informação obtida pelo portal é que a demanda é muito grande. “Quando chegam os testes, acabam rapidamente”, informou uma atendente.

DNA CONSULT

De acordo com Euclides Matheucci Junior, sócio fundador e diretor da DNA Consult Genética e Biotecnologia, entre as semanas de 27 de dezembro a 3 janeiro e 4 a 9 de janeiro houve um aumento de 246% na procura pelos testes de Covid-19. “Apesar do grande aumento, temos muito espaço para novos testes e podemos triplicar a demanda”, antecipou.

Segundo ele, a empresa realiza rotineiramente exames para detectar a Covid-19 utilizando o PCR tempo Real, que é a metodologia indicada pela Anvisa e pela OMS. “O PCR tempo real é o método mais sensível para a detecção da doença. É realizado através de coleta de saliva ou swab nasofaríngeo. O resultado fica pronto em até 24h, sendo que a auto-coleta pode ser feita na residência do paciente. “Fazemos também o teste rápido de antígeno, cujo resultado fica pronto em 20 min, porém, neste caso é necessário o agendamento de coleta de swab nasal em nosso laboratório”, explicou.

Leia Também

Últimas Notícias