sexta, 26 de abril de 2024
Coronavírus

Etapa final do “Testar para cuidar” acontece neste sábado e domingo

Região da Cidade Aracy e Novo Mundo terão o Consultório na Rua para ampliar a participação dos moradores dessas regiões

25 Jul 2020 - 11h00
Etapa final do “Testar para cuidar” acontece neste sábado e domingo -
A última etapa do “Testar para Cuidar – Programa de Mapeamento da COVID-19”, em São Carlos, será finalizada com a coleta de informações e exames de sangue neste sábado (25) e domingo (26), em vários pontos da cidade. A novidade é o uso do ônibus do Consultório na Rua, da Prefeitura de São Carlos, para atender os moradores selecionados na região do Cidade Aracy e Novo Mundo.
Com a baixa participação dos moradores dos bairros Cidade Aracy II, Residencial Eduardo Abdelnur, Residencial Zavaglia e Novo Mundo no levantamento, a estratégia do Programa, nesta quarta etapa, é ampliar a participação nessa região. “Ao entrarmos em contato com essas pessoas, elas nos informaram que não compareceram, porque não tinham como ir aos pontos de coleta. Por isso, decidimos levar o ponto de coleta até eles, usando o Consultório na Rua”, explica Crislaine Mestre, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, da Prefeitura de São Carlos. O objetivo do TESTAR PARA CUIDAR é identificar a proporção da população que já teve contato com o vírus da COVID-19. “Esses parâmetros vão nos auxiliar no desenvolvimento das ações e são importantes para decisões sobre a retomada dos serviços”, completa. 
Neste sábado (25) e domingo (26), os voluntários irão visitar os moradores selecionados na região do Cidade Aracy e Jardim Novo Mundo e orientá-los para o comparecimento ao Consultório na Rua. O ônibus, usado pela Prefeitura para ampliar o acesso a população de rua aos serviços de saúde, estará estacionado próximo aos locais das visitas. 
No resto da cidade, o atendimento aos moradores selecionados para o Programa segue como nas 3 outras etapas. Das 8h às 17h, as pessoas que receberam a senha de atendimento devem procurar o local indicado para a coleta de informações e do exame. Com apoio da Secretaria de Educação, Diocese e outros parceiros foram disponibilizados vários pontos de coleta, entre eles, escolas municipais, Hospital Universitário da UFSCar, Ginásio Milton Olaio Filho, Parque do Kartódromo e os salões paroquiais de 5 igrejas.
O “Testar para Cuidar – Programa de Mapeamento da COVID-19” é o maior mapeamento da doença em números de participantes por habitante e o mais preciso devido ao uso dos testes sorológicos tipo Elisa. Os exames estão sendo feitos pelo Departamento de Morfologia e Patologia da UFSCar.
Voluntários trabalham na visita aos moradores, nas coletas de dados e exame de sangue e na realização dos exames. A aluna do 4º ano do curso de Medicina da UFSCar, Maria Beatriz Frigo Cortez, participa do mapeamento desde a primeira etapa e conta que mesmo com tantas informações circulando, ainda existem pessoas que não acreditam na doença. “Muitos negam que o coronavírus exista ou que o problema é tão grave. Por isso, além do Mapeamento em si, o nosso trabalho tem sido também de conscientização”, conta a estudante. 
A estudante Maria Beatriz reforça ainda como a ação fará diferença na sua formação de médica. “Essa experiência está sendo muito enriquecedora para minha formação. O trabalho de campo ajuda deixar a medicina mais humana e empática, pontos fundamentais na pandemia e na minha formação como médica”.
O “Testar para Cuidar – Programa de Mapeamento da COVID-19” é uma iniciativa da Santa Casa, Prefeitura de São Carlos, Statsol, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Hospital Universitário (HU-UFSCar) e Unimed São Carlos.
 
SERVIÇO:
 
“Testar para Cuidar” - CONSULTÓRIO DE RUA 
NOVO MUNDO – Sábado (25) – Manhã - a partir das 8h 
Rua Linda Marquezini Balestrero 
Rua Vera Lucia Maiello César 
Rua Amélia Prataviera 
Rua Sebastião Machado 
CIDADE ARACY II - Sábado (25) – Tarde – a partir das 13h 
Rua Orlando Tavoni 
Rua José Gallucci 
Rua Ricardo Nineli 
Rua Hilário Martins Dias 
Rua Firmino Brigante 
Rua Lourenço Mascarin 
JARDIM ZAVAGLIA - Domingo (26) - Manhã - a partir das 8h 
Rua Doutor Antônio de Pereira Moraes 
Rua Antônio Carlos Della Dea 
Rua Julia Paixão David 
RESIDENCIAL EDUARDO ABDELNUR – Domingo (26) - Tarde - a partir das 13h 
Rua Salvador Orlandi 
Rua Francisco de Santi 
Rua Antônio Gallo 
Rua Ruy Carlos Cereda 
Rua Lázaro Rivaldo Orlandi 
OUTRAS REGIÕES
 
APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E COLETA DO EXAME DE SANGUE
 
Sábado (25) e Domingo (26) 
Horário: 8h às 17h
 

Leia Também

Últimas Notícias