Menu
terça, 11 de maio de 2021
Combate ao novo coronavírus

Atendimentos de baixo risco clínico são realizados em Unidades Básicas e de Saúde da Família

Medida é para desafogar atendimentos nas UPAS da Vila Prado e do Cidade Aracy que devem ser procuradas somente em casos de urgência e emergência

30 Abr 2021 - 07h26Por Redação
Covid-19: UPA do Aracy atende somente casos de urgência e emergência - Crédito: DivulgaçãoCovid-19: UPA do Aracy atende somente casos de urgência e emergência - Crédito: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os atendimentos na rede municipal de saúde de casos classificados como de baixo risco clínico, que eventualmente são atendidos também nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da cidade, estão também sendo realizados, temporariamente, de maneira exclusiva nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) do município, sem agendamento prévio. A medida foi tomada para não sobrecarregar o atendimento nas UPA’s da Vila Prado e do Cidade Aracy com casos que podem ser solucionados na atenção básica. A UPA do Santa Felícia no momento atende somente casos de Covid-19 referenciados.

Sendo assim, as pessoas que sentirem desconfortos ou mal-estar leves ou moderados como pequenos ferimentos, dores abdominais, dores moderadas de cabeça, alteração de pressão arterial e saturação de glicemia, entre outros, devem procurar exclusivamente as UBS’s e USF’s de referência. Os usuários do SUS devem se informar, via telefone, na unidade básica ou de saúde da família do seu bairro quanto ao horário de atendimento da equipe médica e sobre o protocolo para cada procedimento.

As recomendações são válidas para todos os atendimentos classificados como de Risco Azul (não urgente) e Verde (pouco urgente), conforme o Protocolo de Manchester. Os casos de Risco Amarelo (urgente), Laranja (muito urgente) e Vermelho (emergência) continuam sendo atendidos normalmente nas UPA’s. Nestas categorias, enquadram-se procedimentos como queimaduras moderadas, traumas, convulsões ou mesmo infartos e paradas cardiorrespiratórias.

É importante ressaltar que o protocolo vale somente para os casos de pessoas que não apresentam sintomas da Covid-19. Nos casos sintomáticos do novo coronavírus, o munícipe deve procurar diretamente o Centro de Triagem de Síndrome Gripal, localizado no Ginásio Municipal Milton Olaio Filho, na Vila Alpes, para atendimento e orientação. O Centro funciona 24h.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias