sexta, 26 de abril de 2024
Coronavírus

Airton Garcia e Edson Ferraz unem forças com cidades da região para o enfrentamento da Covid-19

Reunião uniu representantes das cidades de Ibaté, Dourado, Descalvado, Ribeirão Bonito e Porto Ferreira

06 Mar 2021 - 07h21Por Redação São Carlos Agora
Airton Garcia e Edson Ferraz unem forças com cidades da região para o enfrentamento da Covid-19 - Crédito: divulgação Crédito: divulgação

O prefeito Airton Garcia acompanhado do vice-prefeito Edson Ferraz, realizou na noite desta sexta-feira (05/03), uma reunião online com prefeitos e representantes da região coração, a qual o município de São Carlos disponibiliza leitos para a Covid-19, para um alinhamento técnico na relação da situação crítica dos hospitais da cidade devido a preocupante ocupação dos leitos de UTI/SUS.

A reunião uniu representantes das cidades de Ibaté, Dourado, Descalvado, Ribeirão Bonito e Porto Ferreira. Na ocasião foi apresentado a real situação na lotação de leitos de UTI da Santa Casa e do Hospital Universitário (HU), assim como as dificuldades enfrentadas por eles e pelo município diante ao número elevado de pacientes internados pela Covid-19.

“Sabemos a realidade dos Hospitais e das UPAS diante a pandemia e já temos uma cobrança social devido a espera de leitos de UTI, isso nos assusta e nos deprime, mas é a nossa atual realidade. Espero que essa união na busca de uma solução faça a diferença, já que estão previstos dias mais difíceis no enfrentamento da Covid-19. Sendo assim, temos que debater juntos essa situação e encontrarmos o quanto antes uma solução”, enfatizou Mateus de Aquino.

De acordo com o provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, o hospital hoje trabalha com seu limite máximo tendo 100% dos leitos de UTI ocupados por pacientes infectados pelo coronavírus. “Mesmo que se amplie o atendimento com novos leitos, a dificuldade no atendimento pela Santa Casa se estende aos recursos humanos e na escassez de insumos e equipamentos. Posso dizer que essa pandemia e a pior crise na área da saúde de todos os tempos”.

Não diferente, a gerente de atenção à saúde do Hospital Universitário (HU), Valéria Gabassa, salientou que por mais que eles estejam preparados para a pandemia, nos últimos dias a contaminação cresceu de forma rápida e assustadora. “No começo o HU conseguiu se organizar com o número de leitos, apesar da gente prever transformar alguns leitos de pediatria e de adultos com ventilação, não temos mais capacidade de expandir o nosso atendimento, nossas equipes estão no limite de horas extras, exaustão e até demissão. Precisamos de uma solução rápida e resolutiva, para não chegarmos a uma situação mais grave”.

Durante a reunião, o vice-prefeito Edson Ferraz afirmou aos representantes dos municípios pertencentes à região coração, que o encontro foi necessário para que todos possam colaborar com os hospitais, mesmo que seja para o atendimento em leitos de enfermaria, já que São Carlos não comporta mais receber pacientes da cidade e da região. “Após uma reunião com a Santa Casa e o HU sobre a real situação do município, chegamos até pensar em transformar uma das UPA’s em um local para atender os pacientes contaminados pela Covid-19, mas isso também não será o suficiente. Sendo assim, estamos propondo como alternativa montar uma rede com os hospitais da região, já que cada cidade pertencente a região já tem uma estrutura montada, ou seja, uma junção de forças a nível regional para salvarmos vidas”, disse o vice-prefeito Edson Ferraz.

 

Leia Também

Últimas Notícias