sexta, 26 de abril de 2024
S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

Vídeos Educativos e Dinâmicos com o título “Matemática Divertida e Fantástica” é lançada com sucesso pelo Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – INCT -IFSC -USP

09 Mai 2021 - 08h57Por Kleber Jorge Savio Chicrala
Professor Vanderlei Salvador Bagnato no momento das gravações dos vídeos educativos e divertidos que ensinam matemática de uma forma dinâmica e criativa - Crédito: divulgaçãoProfessor Vanderlei Salvador Bagnato no momento das gravações dos vídeos educativos e divertidos que ensinam matemática de uma forma dinâmica e criativa - Crédito: divulgação

A divulgação científica sempre esteve presente nas ações do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – IFSC –USP e do INCT - Óptica Básica e Aplicada ás Ciências da Vida,com muitas e constantes inovações nestas ações de difusão da ciência.

Desta forma, os novos programas e ações educativastendem a ser desenvolvidos com a velocidade e criatividade que o momento de pandemia exige. E pensando assim foi criado, com o objetivo dechegarao máximo de pessoas (público em geral, inclusive professores), um conteúdo educativo de qualidade em forma de vídeos quecontribuem diretamente no processo de ensino-aprendizagem.
 
Esse desafio levou a equipe do Prof. Vanderlei Salvador Bagnato(coordenador do CEPOF –IFSC –USP) a produzir  uma séria de vídeos educativos, criando um novo programa intitulado  “Matemática Divertida e Fantástica”.
 
De uma forma simples e interativa, as apresentações dos vídeos estimula a capacidade criativa nas pessoas, despertando o interesse pelos temas apresentados, dentro de um “raciocínio matemático” que conduz ao entendimento para solucionar problemas e questões do dia a dia, ou seja, da nossa vida.
 
Estimular a criatividade individual e coletiva e entender a importância da matemática de forma simples e coerente, amplia e contribui para o processo do ensino aprendizagem com qualidade.
 
Para acessar o canal e seguir esse novo programa é fácil: https://www.youtube.com/playlist?list=PLW5Hta-B_II5igCRfTHY7a7nxTrRxRETU
 
https://www.youtube.com/playlist?list=PLW5Hta-B_II5WGALNI21c3o69w_HknDe9
 
Os vídeos da série “Matemática Divertida e Fantástica” estão sendo gravados e produzidos (editados)nos estúdios da PROVE ( CEPOF – INCT - IFSC –USP), que tradicionalmente faz a produção de conteúdos educativos de qualidade, e inclusive mantém o canal de TV ( Canal 10 da NET) ativo no ar, onde esta série também será exibida.
 
Para a professora Lucilene Abreu Chicrala esse trabalho é de fundamental importância para a área da educação, principalmente pela necessidade de conteúdos educativos de qualidade neste período de pandemia, afirma. E acrescenta: “ Educar é uma arte, onde todos nós precisamos e sempre precisaremos dela “, completa.
 
Fontes: Kleber Chicrala – Coordenação de Jornalismo Científico do CEPOF –INCT – IFSC - USP ;Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Coordenador  do CEPOF –INCT – IFSC -USPe Diretor do IFSC –USP , e a Profa Lucilene Abreu Chicrala.
 
 

Leia Também

Últimas Notícias