sexta, 26 de abril de 2024
Saúde Emocional com Tatiana Carlino

Sono e insônia

27 Jan 2022 - 06h28Por Tatiana Carlino
Tatiana Carlino - Tatiana Carlino -
É cada vez mais comum ouvir pessoas reclamando que não conseguem dormir bem e isso tem causado consequências negativas. Quando o sono não é suficiente por uma noite ou outra, o estrago não é tão grande. As vezes parece que está tudo bem, pois conseguimos realizar as tarefas diárias, mas não é algo que nos sustenta por muito tempo. 
 
Não precisamos ficar 24 horas acordados para perceber como um boa noite de sono faz a diferença.  Após 18 horas acordado as funções cognitivas como a velocidade de raciocínio, a memória, a capacidade de se concentrar e as habilidades de resolução de problemas começam a sofrer.
 
Além de não dormimos bem, pela correria da vida moderna ou por problemas mais conhecidos como a insônia e apneia, outras questões de saúde podem nos impedir de ter um sono reparador.  A necessidade do Sono varia de pessoa para pessoa, a maioria dos adultos necessita dormir de 7 a 8 horas por noite. Algumas pessoas apresentam sinais de insônia diversos e diferenciados, entre os quais, os sintomas que devem levar o indivíduo a procurar ajuda especializada para impedir que o problema se agrave.  Sendo assim, cada indivíduo deve receber um tratamento adequado e diferenciado em cada situação. 
 
O sono é tão importante para a vida quanto uma dieta saudável e atividade física regular. Seja qual for a causa da perda do sono, a insônia pode afetar o indivíduo mental e fisicamente. Pessoas com insônia referem a perda da qualidade de vida comparativamente com pessoas que dormem bem.          
 
A terapia e a hipnose são terapias que podem ajudar o indivíduo a controlar ou eliminar os pensamentos negativos e o que o mantém acordado.  Depois de uma avaliação, essas terapias também podem ajudar o paciente a dormir melhor ensinando-o a identificar e mudar os comportamentos que afetam sua capacidade de dormir, podendo ajudá-lo a controlar ou eliminar suas preocupações. Como por exemplo, o que preocupa tanto em dormir que o faz ficar acordado. Na terapia ajudamos o paciente a desenvolver bom hábitos de sono e evitar comportamentos que o impedem de dormir bem.                
 
A insônia geralmente é um sintoma de ouro problema,  e é tratável, independentemente da idade ou situação. A chave geralmente está na mudança de rotina durante o dia e quando vai para cama.                   Bons hábitos de sono podem ajudar a prevenir a insônia e promover uma ajuda saudável.
Procure um profissional  que possa entender exatamente seu problema, e realizar um tratamento efetivo e para melhorar sua qualidade de vida.
tatianacarlino

Leia Também

Últimas Notícias