sexta, 26 de abril de 2024
Colunistas

SEJA MAIS: Saiba dizer NÃO com firmeza e gentileza

Você já ouviu falar em assertividade?

06 Fev 2018 - 03h27Por (*) Ju Ferraz
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Assertividade é quando uma pessoa consegue ser assertiva, ou seja, quando ela demonstra segurança, clareza e firmeza no que ela realmente quer falar ou fazer. Ninguém é obrigado a fazer nada pra ninguém e é livre para fazer o que quiser, desde que assuma as responsabilidades por suas ações.

A pessoa assertiva ela consegue dizer NÃO quando precisa dizer não, e consegue dizer SIM quando precisa dizer sim, sem medo, com gentileza e ponderando entre um outro.

Quando uma pessoa se torna assertiva, a mesma, se torna firme e tem total confiança no que diz, ou seja, uma pessoa autoconfiante. Por exemplo: Se alguém convida uma pessoa assertiva para ir a uma festa ou evento em que ela não quer ir, ela saberá dizer o NÃO com respeito e tranquilidade. A assertividade ajuda a esclarecer os limites de cada pessoa sem desrespeitar e violar os limites do outros, sem deixar que seus próprios limites sejam violados. Quanto mais assertivos nós somos mais equilibrados e confiantes nos tornamos.

A assertividade dá tranquilidade, a pessoa consegue avaliar o que recebe, fazer escolhas conscientes, permitir expressar verdadeiras opiniões falando o que gosta ou não, sabendo comunicar isso de uma forma respeitosa. Não confunda dizer NÃO com ser mal educado. Muitas vezes queremos tanto impor nossas opiniões, que nos tornamos agressivos ou então, nos deixamos ser guiados pelas outras pessoas, que nos tornamos passivos demais.

Ser assertivo não é ser agressivo, e também não é ser passivo ou submisso.

Quem não tem assertividade, prefere fugir de interações e situações difíceis, evita manter contato com as pessoas, para que ninguém lhe peça nada, pois ela irá aceitar contra a própria vontade.

A pessoa passiva usa uma espécie de máscara para evitar dizer aquilo que pensa, que sente, que gosta ou não. É aquela famosa pessoa "boazinha" que tudo aceita, tudo tolera, e não faz nada do que realmente gosta ou precisa. Ser passivo é ficar dizendo o tempo todo: "Me desculpe", "Está tudo bem assim", "Não tem problema não", "Não precisa não, eu me viro". Não aceita ajuda de ninguém. E com isso, a pessoa reprime o próprio comportamento e se torna frustrado. E frustração guardada por muito tempo, uma hora se torna uma explosão, o que de repente, vem um comportamento violento e inesperado, fazendo a mesma pessoa passiva se tornar agressiva e desequilibrada.

A pessoa agressiva é totalmente insegura e medrosa, usa a agressividade como escudo para que os outros não o vejam como incapaz. Quando alguém está sendo agressivo demais, com certeza está cheio de medo, insegurança e frustração reprimida.

Dizer sim para tudo é falta de sinceridade e maturidade, sem contar, que é extremamente impossível e cansativo, prejudicando a saúde.

Você não tem como controlar a opinião das pessoas sobre você, então, não importa o que você faça, as pessoas sempre vão falar tanto justa, como injustamente. Não tente controlar o que você não tem controle, então a opinião dos outros não pode ter impacto sobre sua vida, não mude suas verdadeiras opiniões por causa das outras pessoas.

Ser assertivo é libertador!

(*) A autora é Coach e Palestrante na cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFscar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: Facebook: /juferrazcoachpalestrante. Email: juferrazcoach@gmail.com.

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

 

Leia Também

Últimas Notícias