sexta, 26 de abril de 2024
Artigos científicos com Kleber Chicrala

Santuário iluminado: alta tecnologia e a ciência aplicada na iluminação a led no santuário de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia encanta os fiéis

19 Jun 2022 - 07h00Por Kleber Jorge Savio Chicrala
Santuário Nossa Senhora Aparecida da Babilônia ou Aparecidinha, está localizado no município de São Carlos(SP), na Estrada Municipal Leôncio Zambel, com acesso pela Rodovia Dr. Paulo Lauro (SP-215), bairro rural Babilônia (www.facebook.com/santuariodababi - Crédito: Kleber ChicralaSantuário Nossa Senhora Aparecida da Babilônia ou Aparecidinha, está localizado no município de São Carlos(SP), na Estrada Municipal Leôncio Zambel, com acesso pela Rodovia Dr. Paulo Lauro (SP-215), bairro rural Babilônia (www.facebook.com/santuariodababi - Crédito: Kleber Chicrala
O Santuário dedicado a Nossa Senhora Aparecida de Babilônia ficou iluminado com arcos de luzes a Led circundando todos os arcos do seu interior, destacando assim o ambiente e toda arquitetura interior, e com o uso especial de luz de cor específica a circundar de forma única e impactante a imagem sagrada de Nossa Senhora Aparecida de Babilônia.
 
Esse trabalho envolvendo iluminação especial com instalação nos pontos específicos no interior do tradicional Santuário, foi possível após o projeto e planejamento envolvendo a Universidade de São Paulo(USP) via Instituto de Física de São Carlos (USP) – Grupo de Óptica – Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) – INCT , na pessoa do Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato ( membro da Pontifícia Academia de Ciências                                 do Vaticano), e a empresa  SãoCarlense de alta tecnologia a Led e iluminação Directlight Indústria e Comercio (  https://directlight.com.br) que tem como representantes  Luis Fernando Bettio Galli  e  João Marcelo Pereira Nogueira , e o reitor do Santuário Diocesano o  Padre Everton Luchesi .
 
Nas palavras  do reitor do Santuário Diocesano o  Padre Everton Luchesi, sobre a importância da parceria entre o Santuário de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia, e o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (Cepof) – INCT – IFSC – USP, com o uso de tecnologia a Led e iluminar o interior do Santuário, e também a imagem de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia, diz: “  Essa parceria nos proporciona revitalizar o ambiente de oração interno do Santuário. Além de trazer mais conforto e beleza, realça a dignidade do espaço litúrgico e agrega à mística presente nesse espaço de milagres “.
 
E o reitor do Santuário(Padre Everton Luchesi) acrescenta quando questionado sobre a aproximação da Universidade (USP), do Centro de Pesquisa (CEPOF), e da empresa Directlight ( parceria no projeto/ação): “ Essa aproximação é uma maneira de mostrar que a Universidade é canteiro de dons, ou seja, semeiam-se ideias e colhem-se resultados. Dessa forma, compreendemos que o aperfeiçoamento, a técnica, ciência e o saber são dons que necessitam ser partilhados, de forma a ser colocado a serviço do próximo, nas mais diversas relações. Por fim, os resultados positivos são que esses dons, a tecnologia, modernidade vai sendo apreciada pela comunidade do Santuário, bem como, por todos os peregrinos que chegam ao Santuário “. 
 
Foto: Kleber Chicrala
 
Um caminho dedicado a Fé. Um tradicional Santuário dedicado a Mãe de Jesus Cristo. Um trabalho dedicado aos inúmeros milagres alcançados neste Santuário de Nossa Senhora  Aparecida da Babilônia aberto ao público. O interior iluminado com tecnologia a Led de forma a destacar a arquitetura e beleza interior com destaque a sagrada imagem de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia ( Aparecidinha).  
"Deus disse: “Faça-se a luz!”. E a luz foi feita." Gênesis 1,3
Visite e venha nas Santas Missas do  Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia
 
 
Fontes: Kleber Jorge Savio Chicrala – Jornalista/Advogado coordenador de Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC – USP ; Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Coordenador do CEPOF – INCT – IFSC – USP ;   Luis Fernando Bettio Galli e  João Marcelo Pereira Nogueira - Representantes da Directlight Indústria e Comercio, e  Padre Everton Luchesi - Reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia.
 
kleberchi

Leia Também

Últimas Notícias