sexta, 26 de abril de 2024
Saúde Emocional com Max Reis

Ruminação de pensamentos

23 Nov 2021 - 17h34Por Max Reis
maxreisperfil - maxreisperfil -

A ruminação psicológica ou ruminação de pensamentos, é um dos principais problemas relacionados à ansiedade e depressão, onde a pessoa fica remoendo mentalmente problemas e situações ruins, e os pensamentos se repetem e persistem em nossa mente.

São pensamentos que frequentemente vêm de maneira automática, e que geralmente tem peso emocional. É como se os pensamentos ficassem grudados em nossa mente. Muitas vezes esses pensamentos são negativos, autocríticos e autodepreciativos, geralmente se apresentam como sintomas de ansiedade ou depressão, em algumas situações essa ruminação de pensamentos podem ser consequências de estresse pós traumático.

E se caso essa situação de ruminação de pensamento ocorre com você, vou apresentar algumas situações que poderia ajudar neste problema.

1- Reserve um período do seu dia para se planejar e realmente pensar sobre os problemas e preocupações, afim de encontrar possíveis soluções, e se planejar melhor nas áreas da sua vida.

2- Descatastrofização: Em determinadas situações nós reagimos de forma assustadora e catastrófica, gerando assim aqueles pensamentos negativos e angustiantes. Mas pode ser diminuído essa interpretação, por meio de questionamentos que o possa estimular a reavaliar suas distorções exageradas e trágicas, e assim diminuir o impacto dos pensamentos negativos.
“Qual é o pior que pode acontecer?” 
“E se o pior acontecer, o que você fará?” 
“E se isso acontecer, como a sua vida estará em três meses (um mês, um ano)?” 
“Você irá sobreviver a isso?” 
“Alguma coisa muito ruim já aconteceu com você antes? E como você superou?”
“Afinal, por que (tal acontecimento) é tão horrível assim?”

3- Crie o habito de relaxar e meditar - Praticar algum tipo de técnica de relaxamento ou meditação, como a respiração profunda ou o relaxamento progressivo, pode ser muito útil para a ansiedade, e também para os pensamentos negativos.

maxreisrodape

Leia Também

Últimas Notícias