sexta, 26 de abril de 2024
Colunistas

QUALIDADE DE VIDA: Laserterapia um poderoso recurso terapêutico

04 Out 2017 - 03h38Por (*) Paulo Rogério Gianlorenço
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Ao longo dos anos a Fisioterapia tem contribuído para o tratamento das lesões musculotendínea, osteoarticulares e entre outras lesões e dores sejam elas articulares ou musculares, em ulceras de pressão, feridas abertas, pé diabético, em pós-operatórios enfim em diversas patologias, pela utilização de diversos recursos eletroterapêuticos como, por exemplo, o Laser de baixa potência que tem aumentado significativamente como um recurso avançado e de resultados magníficos.

Laser significa amplificação da luz por emissão estimulada de fotões. O laser terapêutico é um tratamento que consiste em um feixe eletromagnético que incide sobre uma área do corpo para fins terapêuticos.

O laser é um tipo de radiação eletromagnética não ionizante, monocromática, as suas ondas propagam-se com a mesma fase no espaço e no tempo e permite a obtenção de alta densidade de energia concentrada em pequenos pontos. Na Fisioterapia os raios laser são produzidos por uma mistura de hélio/neônio que produz uma luz vermelha e a mistura infravermelha não produz luz, essas são as duas luzes usadas na Fisioterapia.

Essas características proporcionam propriedades terapêuticas importantes tróficoregenerativas, anti-inflamatórias e analgésicas promovendo um aumento na microcirculação local, na circulação linfática, proliferação de células epiteliais e fibroblastos, assim como aumento da síntese de colágeno

Sua principal indicação são os quadros patológicos em que se deseja obter melhor qualidade e maior rapidez do processo de reparação, quadros de pós-operatório, reparação de tecido mole, ósseo e nervoso, quadros de edema instalado, ou nos quadros de dor (crônicas e agudas).

O objetivo do tratamento com Laser terapêutico não é aquele de aquecer, mas de eliminar a dor ou o desconforto e permitir á célula de recuperar o equilíbrio perdido com o trauma ou o desgaste dos tecidos.

Efeitos da Laserterapia

Ação anti-inflamatória. (estimula a ação sobre a lesão).

Analgesia da dor. (diminuição da dor, podendo ser tratado o local com alguma patologia devido à diminuição da dor).

Aumento da atividade metabólica. (aumenta a atividade celular e seus nutrientes).

Vaso dilatação. (É o aumento do diâmetro do vaso sanguíneo, faz com que a circulação local flua melhor).

Na cicatrização de ferimentos, no fechamento de feridas abertas, úlceras e feridas pós-operatórias.

Têm efeitos benéficos em lesões de tecidos moles, tendões, ligamentos, músculos e chega a fortalecer tendões e ligamentos.

Contra Indicações:

Carcinomas. (câncer em geral).

Olhos. (essa região tem que ser evitada e protegida com os óculos de proteção).

Pacientes com alguma irritação cutânea. (devemos verificar a área da pele a ser tratada).

O Laser também vem em auxilio da Odontologia, a incorporação de métodos menos invasivos com a finalidade de minimizar a dor e o desconforto durante e após as intervenções odontológicas. Por isso, acredita-se que a Laserterapia seja uma excelente opção de tratamento, já que apresenta efeitos antiinflamatórios e analgésicos, além de estimular o crescimento e a regeneração celular.

Alguns exemplos mais conhecidos são dores e pós-operatórios (gengivite), disfunção temporo-mandibular, dores no músculo da mastigação (masseter), herpes labial, aftas e em vários casos.

É interessante que o laser seja aplicado na fase inicial da lesão, pois é nesse momento que sua eficácia é maior contra a lesão instalada, mesmo assim o laser poderá ser aplicado em outras fases melhorando principalmente a qualidade cicatricial da região afetada para que ela não fique marcada e chegue a resultados satisfatórios tanto para o paciente quanto ao profissional que utiliza a técnica em pró da qualidade de vida buscada.

(*) O autor é graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista crefito-3/243875-f Especialista em Fisioterapia Geriátrica pela Universidade de São Carlos e Otopedia, atua em um Stúdio de Pilates e Clinica de Fisioterapia "Gianlorenço" ambos situados na rua marechal Deodoro 2109 Comercial Manzano - centro - São Carlos-SP telefone de contato 16 99764-3614/99248-9668 Dúvidas e Sugestões: paulinhok10@hotmail.com  facebook- Paulinho Rogério Gianlorenço.

Leia Também

Últimas Notícias