sexta, 17 de maio de 2024
Colunistas

MEMÓRIA SÃO-CARLENSE: Um bar que marcou época

08 Jul 2017 - 06h04Por (*) Cirilo Braga
Foto: Arquivo Pessoal - Foto: Arquivo Pessoal -

O lendário Bar Pistelli funcionou durante anos a fio na rua Episcopal, no meio do quarteirão entre as ruas General Osório e Geminiano Costa. Pontificavam no cardápio o café que seu Ernesto Pistelli servia e o bauru divinamente preparado por Agenor e Nim para deleite para uma clientela pra lá de eclética. Dos moradores e comerciantes tradicionais da baixada (Baffa, Botta, Dibo, Mitre, Muzkat, Piovesan, Ruggiero e os irmãos Duarte de Souza) - aos tipos costumeiramente à cata de uma boa prosa. Ou então apenas interessados em bater ponto no lugar onde todos se sentiam protagonistas da cena são-carlense.

O bar foi o berço do Parabola, comandato por Zezão Favoreto, que se converteu numa vencedora equipe de voleibol. Ernesto Pistelli, habituè dos bailes do Instituto Cultural Ítalo Brasileiro, era uma figura de estatura alta, cabelos grisalhos ondulados e óculos de aros grossos, típicos daqueles anos 1970 em que o "Pistelli" viveu o seu auge, tendo como sócios os irmãos Domingos e Mário Bartolo. Tutti buona gente.

O São Carlos Agora inaugura esta seção com enfoque na memória coletiva de São Carlos e disponibiliza espaço para relatos e fotos de fatos e locais da cidade em outros tempos. O material pode ser enviado para: memoriasaocarlense@gmail.com

Leia Também

Últimas Notícias