Menu
domingo, 21 de julho de 2019
Seja Mais

Maneiras de reduzir o estresse

18 Jun 2019 - 06h55Por (*) Ju Ferraz
Maneiras de reduzir o estresse -

Você é uma pessoa estressada?

Como você concilia os afazeres do dia no trabalho, em casa, com as pessoas que convive?

Você consegue fazer tudo que precisa fazer e ainda manter a serenidade?

Com as facilidades tecnológicas da atualidade, só de uma pessoa pensar, ela já arruma compromisso para o dia todo e mais algumas horas além, com isso, a mesma não consegue dar conta de tudo que precisa fazer durante o dia e acaba ficando tensa e estressada buscando obter resultados concretos com tudo que tentou planejar e muitas vezes não conseguiu.

Todo esse turbilhão de informações nos leva a um alto grau de preocupações e consequentemente desequilíbrios emocionais severos que afetam diretamente nossa saúde.

A ciência comprovou que quando uma pessoa fica com os níveis de estresse elevado, os hormônios como o cortisol e adrenalina são liberados em sua corrente sanguínea, produzindo uma resposta automática de luta ou fuga, isso eleva a frequência cardíaca e os vasos sanguíneos se contraem.

A mente dessa pessoa entende que ela está em perigo e para isso precisa desses hormônios para poder se salvar. Quando na realidade não é exatamente o que está acontecendo, e todo esse excesso começa prejudicar a saúde.

Para aliviar o estresse, deixo três atividades simples que todos podem praticar para melhorar a saúde e equilíbrio emocional.

Alimentação saudável e feita de acordo com o que seu organismo precisa, ajuda manter sua mente e o corpo com mais energia e disposição;

Atividade física é fundamental para criação de novas vias de irrigação sanguínea ajudando o coração a bombear melhor o sangue por todo o corpo e liberação de substâncias como endorfina, o hormônio da felicidade, isso mantém o corpo mais funcional e disposto para as atividades diárias;

Meditação é tradicional no oriente e a algum tempo vem sendo muito utilizada no ocidente. Ao meditar você aprende a respirar corretamente, o que ajuda na oxigenação do cérebro e facilita a solução de dificuldades, pois a pessoa começa a pensar em soluções ao invés de perder tempo rodeando só o problema. A meditação auxilia na concentração, reduz os níveis de estresse, melhora o humor, entre outros benefícios. E o melhor, você não precisa muito tempo para isso, pode iniciar com 1 minuto por dia e ir aumentando conforme vai se adaptando e conseguindo notar os benefícios dessa excelente técnica. 

Qual tema sobre o desenvolvimento do autoconhecimento e fortalecimento emocional você acha importante? deixe nos comentários e vamos juntos fazer a diferença no mundo.

Que o autoconhecimento e aprendizado faça sempre parte de sua vida, muito obrigada, um grande abraço até o próximo artigo!

(*) A autora é Palestrante Motivacional, Escritora, Facilitadora do autoconhecimento e auxilia as pessoas a transformarem seus objetivos em resultados, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. 

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias