sexta, 26 de abril de 2024
Artigos científicos e gerais Kleber Chicrala

Instituto de Física de São Carlos(IFSC) – CEPOF - USP e a Unidade EMBRAPII – Centro de Pesquisa e Inovação em Biofotônica e Instrumentação ( Unidade de São Carlos) são pioneiras na parceria industrial

21 Mar 2022 - 10h14Por kleber Chicrala
Um exemplo de equipamento de alta tecnologia desenvolvido  na USP - EMBRAPII – São Carlos – CEPOF – INCT – IFSC em parceria com empresa de São Carlos(MMO) na descontaminação de superfícies com Luz (UVC) - Crédito: divulgaçãoUm exemplo de equipamento de alta tecnologia desenvolvido na USP - EMBRAPII – São Carlos – CEPOF – INCT – IFSC em parceria com empresa de São Carlos(MMO) na descontaminação de superfícies com Luz (UVC) - Crédito: divulgação
O Instituto de Física de São Carlos(IFSC) – USP é uma instituição pioneira nas parcerias industriais e institucionais que transforma ciência e conhecimento em tecnologia. É reconhecida pelo alto nível científico e excelente infraestrutura de laboratórios. Ao longo dos últimos anos, seus pesquisadores contribuíram com diversos projetos tecnológicos gerando vários produtos novos no mercado, frutos da parceria entre laboratórios e setor empresarial.
 
Credenciada como Unidade EMBRAPII – Centro de Pesquisa e Inovação em Biofotônica e Instrumentação, atende demandas de projetos de pesquisas em desenvolvimento de equipamentos Biofotônicos e Instrumentação Biofotônica em processos por meio da prospecção de projetos com as indústrias ou diretamente na unidade, e ainda mantém o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) que é uma Unidade de pesquisa, inovação e difusão científica reconhecida nacionalmente e internacionalmente, tendo como coordenador o Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato.
 
O Centro de Pesquisa e Inovação em Biofotônica e Instrumentação atua em pesquisas de desenvolvimento de produtos, sistemas e processos de inovação com as empresas por meio dos seguintes laboratórios: Eletrônica e Prototipagem (LIEPO) , Microscopia e Microanálise, Instrumentação e Laser, Ensaios e Experimentação Animal, Células de Mamíferos e Microrganismos, Ensaios Clínicos, Inovações Optrônicas para Oftalmologia e Agricultura (LIO2A), Radioterapia e Fototerapia, Metrologia Científica de Tempo e Frequência, Cristalografia de Proteínas e Biologia Estrutural, Química Medicinal e Computacional, Cristalografia de pequenas Moléculas, Processos Biotecnológicos.
 
Dentre outras infraestruturas de apoio a projetos em parcerias com empresas que visam a inovação e as soluções tecnológicas.
Tendo a EMBRAPII – São Carlos – CEPOF – INCT – IFSC - USP como apoio, conta também com as seguintes estruturas para atender as parcerias inovadoras e tecnológicas com empresas e instituições, sendo:  Apoio de oficinas mecânica e de óptica, Laboratório central de apoio tecnológico (LAT) que atua diretamente com as empresas, além de inúmeros laboratórios especializados para apoio e desenvolvimentos aos projetos, e equipe técnica e científica especializada.
 
O Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Coordenador do CEPOF – INCT – IFSC – USP  - EMBRAPII Unidade de São Carlos, sendo entrevistado pelo Jornalista/Radialista Ms. Kleber Chicrala para a TV – USP ( Canal 10 Net São Carlos) sobre as parcerias e desenvolvimentos tecnológicos inovadores com empresas. 
Novas Tecnologias desenvolvidas pela EMBRAPII – São Carlos – CEPOF – INCT – IFSC – USP beneficiam diretamente a população, nesta parceria com diversas empresas de diversos segmentos no desenvolvimento e soluções tecnológicas. 
EMPRESAS INTERESSADAS EM DESENVOLVER PROJETOS TECNOLÓGICOS COM O EMBRAPII – UNIDADE DE SÃO CARLOS - CEPOF – IFSC – USP SEGUE UMA REFERÊNCIA DE  CONTATO :
SITE: https://www2.ifsc.usp.br
CONTATO: Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato
E-MAIL: vander@ifsc.usp.br
ENDEREÇO: Avenida Trabalhador São-carlense, 400 - Parque Arnold Schimidt
CEP: 13566-59 - CIDADE: São Carlos –SP
A 9ª Edição do Congresso de Inovação da Indústria ( último dia 9 e 10 do corrente mês), evento promovido pelo Sebrae e CNI, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( CNPq) apresentou iniciativas voltadas ao estímulo à pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas empresas. Uma das ações apresentadas neste Congresso foi a do Programa Institutos Nacionais d Ciência e Tecnologia (INCT), representado pelo Prof.
 
Dr. Vanderlei Salvador Bagnato ( INCT de Óptica Básica e Aplicada às Ciências da Vida).
Fontes: Kleber Chicrala – Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC – USP EMBRAPII Unidade de São Carlos; Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Coordenador do CEPOF – INCT – IFSC – USP  - EMBRAPII Unidade de São Carlos , e site UNIDADES EMBRAPII - IFSC/USP-SC e www.gov.br . 
Unidade EMBRAPII – Centro de Pesquisa e Inovação em Biofotônica e Instrumentação em São Carlos – SP
kleberchi

Leia Também

Últimas Notícias