sexta, 26 de abril de 2024
S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

Inaugurado o Centro de Desenvolvimento e Treinamento para Tecnologias e Procedimentos de Reabilitação de Pacientes Pós-Covid-19

12 Dez 2021 - 09h38Por Kleber Chicrala
Instituto INOVA/CITESC  Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde - Crédito: divulgaçãoInstituto INOVA/CITESC Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde - Crédito: divulgação
Por Kleber J. S. Chicrala
Coordenador de Jornalismo Científico do CEPOF – INCT- IFSC- USP
https://suportenlti.wixsite.com/kleberchicrala
 
 
INOVA/CITESC – Bruna Boa Sorte e Marcelo Eugênio da Paz
Pacientes com  disfunção da articulação temporomandibular (DTM) poderá contar com mais um método de tratamento coadjuvante, com a utilização combinada de laser e vacuoterapia.
 
Dentro da parceria com a Secretaria de Saúde de São Carlos, a Santa Casa da Misericórdia de São Carlos, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) – Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica(CEPOF), e o Instituto INOVA/CITESC – Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde, foi criado, o Centro de Desenvolvimento e Treinamento para Tecnologias e Procedimentos de Reabilitação de Pacientes Pós-Covid-19. O referido Centro este voltado para pesquisa, novas tecnologias e Inovações,  tendo como foco principal a reabilitação, e sendo o único no Brasil  dedicado ao tratamento de pacientes na região de São Carlos portadores de sequelas provocadas por  COVID-19.
 
Os tratamentos serão  gratuitos, e suas ações e formas de tratamentos realizados nas modernas instalações do CITESC - Instituto INOVA – Parque Ecotec Damha. No local preparado, terá inicialmente  doze macas, com diversos equipamentos desenvolvidos e resultados das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica(CEPOF) - Instituto de Física de São Carlos (IFSC) – USP  no tratamento e prevenção as sequelas da COVID-19. Os trabalhos terão o acompanhamento e orientações dos pesquisadores e técnicos do CEPOF –INCT – IFSC – USP, com a participação  multidisciplinar de diversos  profissionais,  que irão ampliar as ações inovadores com  o desenvolvimento e tratamentos utilizando as novas tecnologias na área da saúde e da reabilitação.
 
Os trabalhos científicos e possíveis ações a serem realizadas pelos pesquisadores do CEPOF – INCT - IFSC - USP nesta proposta e ação conjunta, tem a Direção/Coordenação do Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, e conta também com o apoio e equipamentos da empresa SãoCarlense de alta tecnologia na área: mmo.com.br.  
 
kleberchi
 
 

Leia Também

Últimas Notícias