sexta, 26 de abril de 2024
Saiba tudo em 5 minutos com Bruno Zancheta

Dia Internacional da Mulher: sua luta nos motiva

10 Mar 2021 - 14h32Por Bruno Zancheta
Dia Internacional da Mulher: sua luta nos motiva -

Escrevo este artigo para falar de vocês, MULHERES! São vocês que nos motivam, com sua garra, seu empenho, sua coragem, seu zelo e principalmente com sua capacidade intelectual.  Porém, antes disso, cabe uma explicação histórica do porque comemoramos essa data tão especial em 08 de Março, data esta que deve ser celebrada cada dia e cada minuto ao longo do tempo.

 Esta data, rica em significados, para ser contada, precisa ser rememorada e remetida ao século XIX (19), mais precisamente à Revolução Industrial, uma vez que, com o surgimento das novas empresas de manufatura, as fábricas, modificaram-se bruscamente as formas com que os trabalhadores atuavam e principalmente o modo com que se organizavam, exigindo melhorias nas precárias condições de trabalho, de forma singular, para as mulheres.  Os movimentos reivindicatórios se intensificaram e as manifestações eclodiram tanto na Europa como nos Estados Unidos, ao findar daquele século. Historiadores indicam que esta celebração surgiu a partir do dia 08 de março de 1917, em decorrência das manifestações de mulheres operárias, que reivindicavam melhores condições de trabalho e de vida.

Em 1908, houve uma greve das mulheres operárias que trabalhavam numa confecção de camisas, em New York, a TriangleShirtwaistCompany. No início do século XX, a jornada feminina, de modo geral, extrapolava 16 horas diárias, sem folgas, tornando a situação insustentável. Em 28 de fevereiro de 1909, mais de 15 mil mulheres foram às ruas em Nova York para exigir melhores condições e a aceitação dos seus direitos civis. Já em 1910, a Professora Clara Zetkin, na Alemanha, propôs, em uma Convenção, que esta comemoração fosse realizada em uma data específica de forma anual em todo o mundo.  Como se pode notar, movimento ultrapassou fronteiras e as conquistas nem sempre se deram de forma pacífica, entretanto, a data passou a ser comemorada em diversos países em todo mundo. Entretanto, ela só foi oficializada em 1975, sendo colocada no calendário mundial da ONU - Organização das Nações Unidas, considerando-se oficialmente a data do movimento na Rússia.

Assim como as marcantes histórias dessas mulheres guerreiras nos motiva, a sua, em especial, que está lendo este artigo também. Sua jornada tripla, muitas vezes exercendo tarefas acumuladas e simultâneas, como pai e mãe, seus afazeres, acordando cedo para dirigir-se ao trabalho e sustentar sua família, suas dedicações para estudar, se formar, seu zelo com filhos, suas aflições diárias, suas conquistas no disputado e ainda preconceituoso mercado de trabalho, seu jeito de ser, tudo isso também é, sem dúvida nenhuma, motivo de nosso reconhecimento e inspiração.  Que este dia seja visto como uma singela homenagem e seja levado a se estender por todos os dias, initerruptamente! Feliz Dia das Mulheres!

Leia Também

Últimas Notícias