sexta, 26 de abril de 2024
Seja Mais

Contribuição social e integração com o mundo

17 Jul 2018 - 06h53Por (*) Ju Ferraz
Contribuição social e integração com o mundo -

Como você tem se integrado ao mundo através do que você faz?

Qual é o impacto de suas ações no mundo?

A contribuição social que vamos refletir hoje, está totalmente relacionada ao bem que fazemos ao outro, ao nosso legado, ao que seremos lembrado quando partimos deste mundo. Está totalmente conectada ao equilíbrio e plenitude em nossa vida e a quanto contribuímos para a vida das outras pessoas.

A nossa contribuição social diz respeito a quanto nos dedicamos ao que fazemos, ao trabalho que entregamos, ao melhor que oferecemos às pessoas através do que fazemos. Para que possamos oferecer nossa melhor contribuição social ao mundo, precisamos estar em equilíbrio com nós mesmos, precisamos saber do que somos capazes, saber o que realmente queremos ser e ter, ou seja, precisamos estarmos plenos do autoconhecimento.

Com o autoconhecimento você consegue saber qual sua capacidade e por qual caminho quer seguir, assim contribuir com a sociedade como um todo será muito mais fácil e gratificante.

Se você não sabe quem é, e nem para onde quer ir, não terá como ajudar as pessoas, não conseguirá oferecer o seu melhor nem a si mesmo muito menos ao mundo.

Se você entender a importância do autoconhecimento e equilíbrio pleno em sua vida, entenderá que o trabalho que você faz, não será apenas para ganhar dinheiro, mas sim, para oferecer algo de valor à sociedade e ser dignamente remunerado por isso. O dinheiro será uma consequência do que você entregar e não o contrário.

Para você entender se a sua contribuição social está em integração com o mundo, faça uma reflexão respondendo a si mesmo as seguinte perguntas:

Quanto realmente o seu trabalho interfere positivamente na vida de outras pessoas?

Sua atividade profissional hoje é uma atividade significativa à sociedade?

Quais soluções para o mundo você está trazendo com seu talento, seu brilho, seu amor e sua energia?

De 0 a 10 o quanto você acredita que possa estar contribuindo socialmente para as pessoas e para o universo?

Após conseguir responder a todas essas perguntas, comece a prestar atenção em pequenas coisas no seu dia que você pode fazer para contribuir mais com a sociedade em geral, através do que você sabe fazer, mesmo que seja com pequenas ações. Faça o teste que com certeza você se sentirá muito mais vivo e saberá o quanto é útil para a alegria das outras pessoas.

E se você ainda não se autoconhece o suficiente para se sentir seguro em dar esse primeiro passo, vá em busca deste autoconhecimento, seja da forma que puder ou estiver a sua disposição no momento, mas vá. Você e todas as pessoas merecem viver a plenitude da vida, merecem este equilíbrio, merecem ser felizes.

(*) A autora é Coach, Palestrante, Analista Comportamental, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: faleconosco@saocarlosagora.com.br

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias