sexta, 26 de abril de 2024
Colunistas

Coluna de Paulo Cereda: Controles e gestão

30 Jul 2015 - 14h06Por Paulo Cereda Colunista
0 - 0 -

Na administração de empresas existe uma frase bastante conhecida: "Quem não controla não mede, quem não mede não gerencia".

Isso significa que a gestão somente será eficiente se for realizada com base em controles e parâmetros, através dos quais o empresário poderá efetuar medições de desempenho e avaliar se os resultados estão dentro do esperado. As decisões a partir destas avaliações caracterizam a gestão de uma empresa.

Três controles financeiros são, em minha opinião, fundamentais para este processo: controle de estoques, fluxo de caixa e controle de custos. Hoje falaremos a respeito do controle de estoques.

O controle de estoques não se trata somente de anotar tudo o que entra e o que sai da empresa, tanto em produtos comprados e vendidos, como também de matérias-primas processadas e vendidas ou produtos acabados, mas sim de saber como funciona sua cadeia de fornecedores, como são os ciclos de aquecimento das vendas, além de estabelecer níveis máximos e mínimos de estoques. Isso minimiza custos com perdas e estocagens desnecessários.

As perdas serão maiores no caso de produtos perecíveis ou dependentes de sazonalidade e moda. Nestes casos, informações vindas do histórico de vendas, tempo de conservação, tempo de processamento e prazos de entrega para a correta gestão das compras e prazos de entrega aos clientes. Com relação aos perecíveis, muitas vezes, vemos empresas tendo todo a sua lucratividade comprometida com as perdas dos produtos em seus estoques ou áreas de vendas.

Caso sua empresa ainda não tenha este controle, o Sebrae-SP tem especialistas para auxilia-lo nesta implementação. Sendo assim, mãos à obra. Comece hoje mesmo o inventário de seu estoque e a implementação do controle.

Por fim, é importante que o empreendedor nunca deixe de buscar soluções no mercado para que as finanças do seu negócio se mantenham sempre prósperas. Seja através de novos conhecimentos sobre como fazer uma boa gestão do seu capital de giro ou fluxo de caixa, ou mesmo entendendo se vale para ele ou não contratar uma linha de crédito para voltar para o azul, por exemplo. E sobre o as linhas de crédito, é preciso dizer que opções como o crédito com garantia, consignado, para MEI, e tantos outros, já oferecem ótimas taxas de juros.

 

 

Leia Também

Últimas Notícias